A Escola Superior da Magistratura do Amazonas- Esmam, recebe os coordenadores dos cursos de Direito das faculdades do Amazonas para os preparativos de lançamento do Júri Simulado 2023, que após um período de 12 anos de ausência, acontecerá no mês de outubro deste ano, na sala do Tribunal do Júri do Palácio da Justiça, antiga sede do TJAM, hoje Centro Memorial e Cultural do Judiciário do Estado do Amazonas – CEMECJAM.
A reunião foi presidida pelo juiz Saulo Góes Pinto, coordenador-geral de cursos da Esmam, que apresentou as regras gerais, regulamento, formas de inscrição e premiação, que será constituída de certificados, medalhas e prêmios.
O certame é destinado aos alunos do curso de Direito das universidades ou faculdades, públicas ou privadas de Manaus e visa fazer a adaptação dos alunos ao meio jurídico, criando um ambiente semelhante a um julgamento do Tribunal do Júri. A prática estimula a cooperação, a interatividade e a capacidade de argumentação dos participantes, além da troca de conhecimentos e experiências.
"Realizamos uma reunião com os coordenadores dos cursos de Direito das faculdades e universidades do Amazonas, com o objetivo de apresentar os planos e panoramas para a realização do 5° Júri simulado da ESMAM", afirma o coordenador-geral de cursos da Esmam, juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Saulo Góes Pinto. Ele destaca que a escola não realizava o júri há 12 anos, tornando esse retorno da competição ao poder judiciário um marco significativo.
Segundo o juiz Saulo Góes Pinto, sua própria participação no júri simulado durante sua graduação teve um impacto direto em seu desempenho profissional, vida pessoal e carreira de forma abrangente. Ele ressalta a relevância dessa competição, que vai além do desenvolvimento técnico, fornecendo confiança aos estudantes para enfrentar os desafios da vida profissional. O objetivo é proporcionar aos alunos uma experiência real e impulsionar seu crescimento profissional. O juiz descreve o projeto como grandioso, refletindo a importância que a ESMAM atribui aos alunos em fase de graduação.
O coordenador do curso de Direito da Universidade Nilton Lins, Juliano Ralo, ao final da reunião, declarou: “eu vejo com muita alegria a retomada desse evento pela ESMAM, dadas não só o peso e a envergadura que a escola tem na cidade e no meio acadêmico, mas especialmente por promover não apenas o desenvolvimento técnico, mas também outras competências dos estudantes com soft skills, contribuindo ainda mais para o engrandecimento da educação jurídica aqui no Estado”.
“Nós valorizamos bastante na Estácio as competições jurídicas, principalmente o júri simulado. Para nós, é uma grande honra o retorno da ESMAM às competições, pois é de grande valia e aprendizado para nossos acadêmicos. Acreditamos que essas participações contribuam de forma profissional. Temos alunos que foram destaques em outras competições, organizadas por outros órgãos, e que hoje são grandes profissionais. Acreditamos na possibilidade de a ESMAM contribuir muito com esse retorno”, destaca a coordenadora do núcleo de práticas da Faculdade Estácio, Hamide Falcão
“Eu vejo o júri simulado como algo que potencializa o desenvolvimento das habilidades jurídicas de nossos alunos, além de fomentar a imersão no poder judiciário, onde eles podem vislumbrar oportunidades em suas carreiras, com possibilidade de crescimento e amadurecimento tanto na vida profissional quanto pessoal”, destaca a coordenadora do curso de direito da Uninorte, Polyana Navegante.
As inscrições começarão assim que o Edital de Abertura do Júri Simulado for publicado no Diário da Justiça do Amazonas.
Foto: Mirian Falcão
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br|Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.s.br