Magistrados e servidora do TJAM irão participar do curso de Formação de Formadores da Enfam nas escolas de Rondônia e Brasília, neste mês de junho, num esforço de qualificar o maior número possível de professores e servidores da Esmam.
O objetivo da Formação de Formadores é oportunizar a formação didático-pedagógica de docentes e, também, viabilizar reflexões relevantes sobre a prática educativa, considerando aspectos do planejamento educacional/pedagógico e da docência, que implica a articulação de saberes de profissionais da magistratura e das equipes pedagógicas. O curso possui um efeito multiplicador, pois fomenta parcerias com as demais escolas e busca a capacitação de magistrados e magistradas para que dominem os aspectos pedagógicos da formação profissional dos seus próprios pares
A juíza Clarissa Lino, Titular da Comarca de Canutama, participará na sede da Enfam, em Brasília, nos dias 15 e 16 de junho, do curso de Formação de Formadores– Nível 1 Módulo 3 (FOFO3). A atividade tem como propósito desenvolver competências e habilidades para atuação no planejamento de ações de formação e aperfeiçoamento dos juízes e das juízas.
Os magistrados Yuri Caminha Jorge, Titular pela Vara Única de Itamarati e Juline Rossendy Rosa Neres, Titular do 1º Juizado Especial Cível e Criminal de Coari, participarão, na sede da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, entre os dias 19 a 21/6 de 2023, do Módulo 1 do curso de Formação de Formadores N1 (FOFO1)
Também na sede da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, nos dias 19 a 20/6 de 2023, a servidora da Esmam, Mirian Rolim, participará do curso de Formação de Formadores N2, com ênfase na Gestão Educacional (FOFO2). A ação educacional é destinada exclusivamente a magistrados e servidores das Escolas Judiciais e da Magistratura que atuem na formação de magistrados e na gestão das escolas. Um dos assuntos a serem debatidos é sobre a Renejum.
A Rede Nacional de Escolas Judiciais e da Magistratura – Renejum - foi concebida por iniciativa da Enfam, a partir da necessidade de alinhamento e integração entre os normativos do Conselho Nacional de Justiça e a formação e aperfeiçoamento da magistratura federal e estadual brasileira.
Segundo o diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli, com o intuito de aproximar-se das escolas, em ações destinadas exclusivamente aos magistrados e aos servidores das Escolas Judiciais e da Magistratura que atuem na formação de magistrado, a Enfam realiza em diversos estados cursos e outros eventos que fortaleçam a magistratura nacional da forma mais homogênea possível.
““Além de possibilitar a magistrados e servidores a oportunidade de cursar módulos de formação, a ida para outros estados é uma oportunidade de intercâmbio e troca de experiências de diferentes realidades, propiciando o crescimento profissional e equilibrando a qualidade da prestação dos serviços judiciais”, afirmou Pascarelli”, afirmou Pascarelli.
Formação de formadores
A formação de formadores visa ao desenvolvimento de competências de magistrados e servidores que atuam no planejamento e execução de ações de formação e aperfeiçoamento dos juízes.
A Enfam realiza essa atividade com o objetivo de gerar um efeito multiplicador e, ao fomentar parcerias com as demais escolas, busca a capacitação de magistrados para que dominem os aspectos pedagógicos da formação profissional dos seus próprios pares, desenvolver, continuamente, competências profissionais específicas para o exercício da docência e para a atuação no planejamento e execução de ações de formação no contexto da magistratura.
Perfil de competências do formador
As competências podem ser divididas em dois grupos: competências relativas ao conhecimento a ser ensinado e competências relativas às habilidades para ensinar.
No que diz respeito às competências relacionadas ao conhecimento a ser ensinado, espera-se que o formador de uma escola judicial tenha profundo conhecimento do tema objeto da ação educacional, tanto na perspectiva teórica quanto na prática.
Esse conhecimento do conteúdo propriamente dito inclui, igualmente, as principais aplicações práticas, visão global do sistema judicial e compreensão de como o tema em estudo se relaciona com o todo.
As competências concernentes às habilidades para ensinar dizem respeito ao domínio do conhecimento pedagógico, que envolve a compreensão não só da aprendizagem do adulto mas também dos fundamentos e práticas de avaliação.
Além disso, o formador deve ser capaz de estabelecer uma clara distinção entre crenças, opiniões pessoais e ética profissional, sempre considerando prioridade as necessidades dos formandos.
Fonte: site da Enfam
Foto: Flickr Enfam
Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br|Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.s.br