O projeto visa o incentivo à completude do ciclo vacinal de crianças e adolescentes, além da ampliação da imunização referente às diversas doenças imunopreveníveis
O juiz de direito Saulo Góes Pinto, coordenador-geral de cursos da Esmam, participou na manha desta terça-feira (06/06), da solenidade de premiação do Projeto Juntos pela Vida, do Ministério Público do Amazonas (MPAM), coordenado pelo Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público – (CAO-PDC) e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), que apóia a ação nacional de multivacinação, outorgando às escolas o Selo “Juntos Pela Vida”.
A certificação com o Selo comprova a qualificação das redes de ensino, pública e privada, inscritas no programa que incentiva a cobertura vacinal infantojuvenil, na faixa de 05 a 17 anos no Amazonas.
O projeto idealizado por membros do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Cidadania (CAO-PDC) e do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ) visa ampliar a cobertura vacinal infantojuvenil, além de prestigiar, através do Selo, escolas que se comprometem com a saúde e bem-estar dos seus estudantes, na construção de um ambiente escolar mais seguro e de uma sociedade mais protegida.
Vinte escolas da rede pública de ensino da Capital e uma escola do Município de Tefé foram contempladas na segunda fase do projeto, que também homenageou 12 profissionais das instituições envolvidas com o certificado de Parceiros Juntos Pela Vida. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre Membros e servidores ministeriais, autoridades do Executivo Municipal e Estadual, gestores e técnicos da Saúde e da Educação.
Segundo o coordenador-geral da Esmam, Saulo Góes Pinto, o Brasil vem apresentando dados alarmantes de queda nos índices de vacinação e há uma preocupação real de ressurgimento de doenças há muito erradicadas no país.
“Nesses tempos de informações equivocadas, diminuição da credibilidade das vacinas, o que é um grande erro, trabalhos como este, desenvolvido pelo Ministério Público do Amazonas, é um grande exemplo a ser seguido e de extrema importância. Não podemos deixar nossas crianças e a população brasileira, de uma forma geral, desprotegida e sob risco de serem acometidas por sérias doenças que são perfeitamente evitáveis através da vacinação tão amplamente divulgada e disponibilizada”.
A mesa de honra da solenidade foi composta pelo PGJ Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; pela secretárias de Estado Adjuntas da Educação e Desportos, Regina Ortiz, e da Saúde, Tatiana Costa Ramos; pela secretária municipal de Educação, Dulcineia Almeida; pela Corregedora-Geral do MPAM, Sílvia Abdala Tuma; pelas coordenadoras das Promotorias de Justiça da Cidadania, Delisa Olívia Ferreira, e da Infância e Juventude, Romina Carvalho; pelo representante do Tribunal de Justiça do Amazonas, juiz de direito Saulo Góes Pinto; e pelo chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, João Gaspar Rodrigues.
Após os discursos iniciais, houve a apresentação da dança Wakará (Dança da Garça), por alunos da Escola Municipal Indígena Aru Waimi, que também recebeu o Selo Juntos Pela Vida. A certificação das Escola Municipal Rural Indígena Monte Sião, localizada na aldeia Porto Praia de Baixo em Tefé, ocorreu no último dia 25/5, com o Selo entregue pelo Promotor de Justiça Thiago de Melo Roberto Freire, titula da Promotoria de Justiça de Tefé.
Fonte e fotos: ASCOM – MPAM
Ramiro Neto
Núcleo de Divulgação da Esmam
Telefones: (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760