Na manhã de segunda-feira, dia 24 de abril de 2023, o diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli, recebeu a visita de cortesia do professor doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto, catedrático de Direito Romano e Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que veio a Manaus conhecer e estreitar laços com o Poder Judiciário Amazonense.
Eduardo Vera-Cruz Pinto estava acompanhado da esposa, Marta Vera Cruz; da mantenedora da Fundação Santa Tereza, Maria do Carmo Seffair; da coordenadora de Direito da Faculdade Santa Tereza e presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica no Amazonas, magistrada Lúcia Viana; da coordenadora de Pesquisa, Extensão e Internacionalização da faculdade Fametro, Myriam Benarrós Clementoni; e da coordenadora do curso de Direito da Fametro, Roberta Karina Cabral Kanzler.
O professor da Universidade de Lisboa iniciou a visita ao TJAM sendo recebido pela presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargadora Nélia Caminha Jorge . Logo após a comitiva conheceu o Plenário Desembargador Ataliba David Antônio, localizado no térreo do Edifício-Sede do Judiciário amazonense e finalizou com a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam).
Segundo o desembargador Pascarelli, o relacionamento com instituições respeitáveis e referenciais como a Universidade de Lisboa, é importante para o amadurecimento da missão da Esmam de promover a atualização e aprendizado contínuo dos magistrados do Tjam.
“Estou muito contente com este encontro, o professor Eduardo Pinto é um nome respeitado internacionalmente, muitos dos nossos magistrados e de outros estado do país fazem suas especializações em instituições portuguesas e o curso de Direito da Universidade de Lisboa é um dos mais concorridos. Tenho certeza que poderemos promover muitos cursos interinstitucionais”
Após reunião no gabinete do diretor da ESMAM, a comitiva visitou as instalações da Escola, o auditório , salas de aula e a parte administrativa e pedagógica. Na ocasião, o professor doutor Eduardo Vera-Cruz Pinto declarou que “a ligação entre a Universidade e a Magistratura é fundamental, já que o objetivo é ensinar o Direito para que ele seja aplicado cada vez melhor. Por isso, não existem universidades sem tribunais e tampouco tribunais sem universidades. Gostaria de agradecer ao diretor da Esmam pela receptividade e pela organização da recepção, além dos livros que ganhei”.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fotos: Chico Batata
Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.|esmam@tjam.jus.br