A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (13/04) na sede da OAB-AM
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM), participou nesta quinta-feira (13/04), das 16 às 18h, do primeiro evento dedicado à cultura e luta dos originários, o “Vozes da Floresta”. O evento foi realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), por meio da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas no auditório Rubi, localizado na sede da autarquia, situada na Av. Umberto Calderaro Filho, n° 2000, bairro Adrianópolis.
O objetivo do evento "Vozes da Floresta" é divulgar as diversas etnias do Amazonas e fornecer conhecimento sobre suas histórias e trajetórias, a fim de sensibilizar a sociedade quanto à importância da preservação cultural e dos direitos dos povos indígenas.
Além das palestras e homenagens prestadas às lideranças indígenas do Estado do Amazonas, haverá também atividades musicais nas línguas maternas das etnias Kanamaris, Matis e Mayurunas, bem como falas de representantes de diversas outras etnias indígenas do Amazonas. O evento contará com a presença de autoridades estaduais e apoiadores das causas indígenas.
De acordo com o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, o principal objetivo da comissão é assegurar a proteção dos direitos dos povos indígenas, estando sempre atenta para defender os povos e as comunidades e, por isso, a realização do primeiro evento voltado ao assunto é importante.
“A pauta do indígena ela é muito importante para nós. Os indígenas são os verdadeiros donos dessa terra e eles chegaram antes de nós. A acessibilidade é constitucional, o acesso à justiça é constitucional, a OAB não pode permitir que os indígenas não tenham acesso à justiça e esse evento é importante para dar voz aos povos da floresta”, informou Mendonça.
Segundo a presidente da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas, Inory Kanamari, o evento é importante, pois traz inclusão e representatividade.
“É uma forma de combater o preconceito e o racismo contra indígenas, criando uma valorização da cultura, pois dará visibilidade às questões ambientais e indígenas no Amazonas e Brasil. O evento também trará diversos benefícios sociais para as populações indígenas e para a própria Ordem dos Advogados”, disse Inory.
Parceria
Além da Escola Superior de Magistratura do Amazonas (ESMAM), o evento recebe o apoio da Comissão de Direitos Humanos da OAB-AM, Fundação Estadual do Índio (FEI), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Faculdade La Salle e Faculdade Martha Falcão.
Fonte e arte: www.oabam.org.br
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones: (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.