O curso é realizado na modalidade EaD até 7 de maio, com encontros síncronos
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM), em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), iniciou nesta segunda-feira 10 de abril, o curso de Formação de Formadores, Nível 1, Módulo 2, voltado para magistrados do TJAM que já tenham concluído o Nível 1, Módulo 1.
O curso é realizado na modalidade EaD, por meio das plataformas Moodle e Zoom, com encontros síncronos das 15 às 17h nos dias 12, 20 e 28 de abril de 2023, com duração até 10 de maio de 2023.
O Nível 1, Módulo 2, do curso de Formação de Formadores constitui a segunda etapa do Programa de Formação Docente, fixado como uma das metas da ENFAM, de qualificação pedagógica dos docentes que atuam no âmbito das Escolas Judiciais e de Magistratura. O curso tem a finalidade de oferecer subsídios para a atuação docente, considerando as peculiaridades de seu público e o impacto prático das ações de aprendizagem no cotidiano da profissão.
A formação de formadores desenvolvida no N1M1 atendeu ao que se denomina sensibilização para formação docente no nível da aula, agora o foco reside no planejamento de cursos/ensino com maior amplitude. Considerando os recursos tecnológicos e educacionais a formação será ofertada no modelo híbrido, ou seja, EaD com encontros síncronos.
O pedagogo, mestre e doutor em educação, Erisevelton Silva Lima, falou sobre a importância da segunda etapa do curso de Formação de Formadores. “Nesse segundo módulo da Formação de Formadores, vamos aprimorar o conhecimento teórico e prático dos participantes, com o objetivo de planejar e atuar em cursos voltados para a melhoria da atividade judicante e da prática jurisdicional”, destacou Erisevelton.
"O primeiro módulo do curso de Formação de Formadores foi extremamente positivo, me acrescentou muito como professor, desenvolvendo técnicas que fazem a aula ficar mais interessante e interativa, fazendo os alunos refletirem que é o objetivo, da Esmam e Enfam. Com isso, resolvi me inscrever no segundo módulo para dar continuidade a esses conhecimentos e aprender mais técnicas ainda", afirmou o juiz de Direito Saulo Góes Pinto.
O curso é ministrado pelo pedagogo mestre e doutor em educação, Erisevelton Silva Lima, que atua com formação de professores desde 1993; é formador da ENFAM desde 2012; autor de livros, artigos e materiais voltados para formação de professores em todo território Nacional. A coordenação do curso fica a cargo da pedagoga e especialista em Novas Tecnologias Educacionais,Mirian Falcão da Silveira Rolim, mestranda da Universidade Federal Fluminense (UFF); analista Judiciário em Pedagogia do Tribunal de Justiça do Amazonas.
Entenda mais sobre a Formação de Formadores
A formação de formadores visa ao desenvolvimento de competências de magistrados e servidores que atuam no planejamento e na execução de ações de formação e aperfeiçoamento dos juízes. A ENFAM realiza essa atividade com o objetivo de gerar um efeito multiplicador e, ao fomentar parcerias com as demais escolas, busca a capacitação de magistrados para que dominem os aspectos pedagógicos da formação profissional dos seus próprios pares e assim desenvolver, continuamente, competências profissionais específicas para o exercício da docência e para a atuação no planejamento e execução de ações de formação no contexto da magistratura.
Arte: Claudio Gaia
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Natanael Maricaua
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.|esmam@tjam.jus.br