O evento será realizado em dias alternados nos meses de abril e maio de 2023
Para apresentar os ambientes e papéis do Poder Judiciário, a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM), iniciou nesta quarta-feira (05/04), o projeto “Portas Abertas - Conhecendo o Poder Judiciário Amazonense”, que será realizado em dias alternados nos meses de abril e maio de 2023, de forma presencial. A primeira instituição cadastrada no projeto foi Centro Universitário do Norte (Uninorte).
O projeto é voltado para acadêmicos de direito das instituições de ensino superior do Amazonas que estejam cursando os três primeiros períodos. Ele oferece a oportunidade de conhecer o funcionamento da justiça de forma prática e habituar os estudantes aos espaços que farão parte de sua caminhada acadêmica e profissional.
Hoje, os estudantes receberam as boas vindas do juiz auxiliar da presidência Igor Campagnoli, em nome da Presidente do TJAM, desembargadora Nélia Caminha Jorge. Logo após, assistiram a uma palestra com o juiz de direito Edson Rosas Neto, que explicou um pouco da sua trajetória como magistrado. Os alunos também estiveram com os magistrados Gildo Sales, Andrea Jane de Medeiros e Cid da Veiga Soares.
Os alunos participaram de uma visita à galeria de presidentes do TJAM e, em seguida, foram ao Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, onde visitaram todas as dependências e receberam orientações sobre seu funcionamento. Eles também conheceram o Tribunal do Júri e o Fórum Cível Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcelos, encerrando a visita no Centro Cultural Palácio da Justiça do Amazonas, na avenida Eduardo Ribeiro, centro de Manaus. As próximas turmas terão palestras dos magistrados Saulo Góes Pinto; Maria das Graças Giulietta Cardoso de Carvalho Starling; Scarlet Braga Barbosa Viana e Clarissa Ribeiro Lino.
Sobre o início do projeto o Secretário-Geral e Executivo da ESMAM, João Paulo Ramos Jacob, disse: "A visitação proporciona aos alunos do curso de Direito uma experiência prática para conhecer o Tribunal de Justiça e entender a importância do poder judiciário na efetivação dos direitos na sociedade".
A coordenadora do curso de direito da Uninorte, Polyana Navegantes, destaca a importância do projeto para a carreira profissional dos estudantes de direito da instituição.
"O projeto tem como foco permitir que os estudantes possam compreender o funcionamento do judiciário, incluindo os processos e as sentenças, para que possam se inspirar em carreiras relacionadas e se sintam integrantes do mundo jurídico".
"Essas são as melhores horas complementares que já tive até agora no curso de direito. É gratificante ter contato direto com o ambiente de trabalho que eu quero seguir", ressalta o estudante de direito, Gabriel dos Santos Lima.
Para o também estudante de direito, Vinicius Fróes Silva, o projeto serve como uma inspiração na carreira que pretende seguir, o direito. “O projeto em questão pode servir como uma inspiração para os estudantes de direito, assim como eu. Estamos vendo na prática como o direito pode ser utilizado como ferramenta para promover a justiça social e igualdade. Eu quero ser delegado, ver como funciona, me motiva muito”, destaca Vinicius.
O projeto
As atividades do projeto constituem-se de uma palestra; um acompanhamento de uma sessão das Câmaras Reunidas; uma visita técnica aos Fóruns Henoch Reis e Euza de Vasconcellos e de uma visita guiada no Museu do Judiciário.
As palestras serão proferidas por um magistrado do TJAM e as visitas aos fóruns e ao museu do Judiciário acompanhado por servidores da Escola da Magistratura. Ao final ocorrerá uma avaliação de reação e certificação de 4h de atividade complementar.
As inscrições para participação no projeto são realizadas pela própria faculdade, utilizando seus próprios critérios e métodos. O número de vagas é limitado a 100 (cem) inscrições, divididas em cinco grupos de 20 (vinte) pessoas para visitação.
PROGRAMAÇÃO - dias 05, 12, 19, 26 de abril e 03 de maio de 2023, às quartas-feiras.
8h15 às 8h50 – Palestra Magistrado: carreira jurídica, o caminho dos processos e as possibilidades de atuação no TJAM.
8h50 – Deslocamento ao auditório do Pleno.
9h às 9h30 – Acompanhar a Sessão das Câmaras Reunidas.
9h40 - Deslocamento para Fórum Henoch e Euza.
9h50 às 10h20 - Visita ao Fórum Henoch Reis (Tribunal do Júri) e Fórum Cível.
10h20 às 10h50- Deslocamento para o Museu TJAM.
10h50 às 11h30 - Visita ao MUSEU DA Justiça do Amazonas - MUJAM.
11h30 às 11h50 - Retorno ao TJAM.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fotos: Chico Batata
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br|Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.s.br