A Esmam iniciou na segunda-feira, dia 20/03/23, a primeira turma de Francês para magistrados do TJAM. O professor é o ex-diretor da Aliança Francesa de Manaus, Claudio Pedro de Alcântara, e o curso é na modalidade online, síncrono.
De acordo com o professor Cláudio, “a importância da língua francesa reside nos aspectos que ela agrega, como a cultura; arquitetura; gastronomia; cinema; vinícolas; queijos; pães; moda; arte; balé; óperas e história, sendo a França o berço dos Direitos Universais do Homem”.
“Hoje o idioma é o quarto mais falado no mundo (França, Bélgica, Suíça, Canadá, Mônaco e metade do continente africano). Logo, ao falar francês, um universo de informações em língua nativa se abre ao falante”, afirmou o professor.
Prosseguindo, Alcântara esclareceu que o curso foi pensado para atender as necessidades dos magistrados e foi adotado o livro “Defi 1”, onde a metodologia leva o aprendiz ao domínio básico da língua em menos de 1 ano. “É uma didática bem dinâmica misturando conversação, gramática e cultura. Tenho certeza de que teremos bons resultados, e os alunos poderão, em breve, começar a fazer pesquisas e estudos na área do Direito, consultando obras no original”.
O juiz João Gabriel Medeiros, um dos alunos desta primeira turma, afirmou que “está bastante entusiasmado com a oportunidade ofertada pela Esmam aos magistrados, tendo sido bastante proveitoso o primeiro encontro. Acredito que além da satisfação em aprender um novo idioma, a interação entre os colegas magistrados é muito relevante para o próprio Tribunal. Tenho interesse em aprender outros idiomas tanto para fins pessoais quanto para fins acadêmicos, tendo sido agraciado com a oferta da Esmam”.
E prosseguiu declarando para quem “as expectativas com o curso são boas, na medida em que, além da troca de experiências entre os colegas, o fato de atuarmos na mesma área abre perspectivas de formação em convênio com instituições estrangeiras, o que contribui para o aprimoramento das nossas atividades”.
Outra aluna, que iniciou o caminho do aprendizado de uma nova língua, a juíza Etelvina Lobo Braga, se mostrou muito entusiasmada e afirmou: “gostei muito, pois sempre tive o sonho de falar alguma coisa na língua francesa. Tive alguma dificuldade de ouvir e falar, na primeira aula, mas isso não pode ser desestímulo para prosseguir . Com certeza, que o tempo e as outras aulas vão melhorar minha escuta e minha pronúncia . Estou ouvindo música em francês para abrir o ouvido”.
Tendo estudado alguns períodos de francês, no passado, a juíza Rebeca de Mendonça Lima estava muito contente e fez questão de mandar uma mensagem: “Gostaria de agradecer a Esmam por oferecer o curso de língua estrangeira, o francês. Durante nossos estudos, muitas vezes pesquisamos sobre a literatura e jurisprudência francesa e nos perguntamos sobre a perspectiva dos franceses, o que eles pensam. A aula foi excelente, com uma turma engajada e um professor atencioso, que utilizou uma metodologia adequada para alunos iniciantes na língua francesa. Essa foi uma ótima oportunidade para alunos, juízes e magistrados se integrarem e se conhecerem melhor. A aula foi envolvente e cativante, e espero que possamos desenvolver habilidades para falar e entender a língua francesa”.
Este módulo terá duração de cinco meses, quando começará um estudo mais intensivo do idioma francês. Uma segunda turma para iniciantes já tem uma lista de espera e pode ser iniciada em breve.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ramiro Neto
Revisão gramatical: Joyce Tino.
Foto: Miriam Rolim
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.|esmam@tjam.jus.br