O Diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas – ESMAM, Desembargador João de Jesus Abdala Simões representou o Amazonas no “I Encontro de Diretores de Escolas Judiciais da Amazônia”
A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realizou no dias 24 e 25 de novembro de 2022, em Porto Velho, o “I Encontro de Diretores de Escolas Judiciais da Amazônia”, tendo como tema central “Educação Judicial na Amazônia: Caminhos e Perspectivas”. Todos os estados do Norte foram representados pelos diretores das Escolas Judiciais.
O evento teve como objetivo proporcionar aprendizados e trocas de experiências às administrações das escolas judiciais da região, promovendo o conhecimento e o debate sobre a formação de magistrados e magistradas com o olhar para as especificidades da Educação Judicial da Amazônia, analisando as necessidades locais e regionais, além da importância de oferecer uma formação humanística, cultural e crítico-valorativo, para atuar e atender as necessidades da região amazônica em sua expressiva diversidade e contribuir para a melhoria da qualidade da vida, do desenvolvimento humano na região.
Ainda na abertura, foi entregue a seis homenageados, pelo presidente do Copedem, Desembargador Marco Villas Boas, a Medalha do Mérito Acadêmico “Desembargador Antônio Rulli Júnior”. Entre os agraciados estavam os desembargadores do TJRO Raduan Miguel Filho e Alexandre Miguel, respectivamente diretor e professor da Emeron, o desembargador João de Jesus Abdala Simões, diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), a desembargadora Regina Célia Ferrari Longuini, diretora da Escola do Poder Judiciário do Acre (Esjud), o desembargador Caetano Levi Lopes, diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), e o juiz de Direito Jorsenildo Dourado do Nascimento, secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Logo depois, houve o lançamento da revista digital de memória do Copedem.
No encerramento do Encontro os participantes tiveram um momento para relatos de experiências e a elaboração e leitura da Carta do Rio Madeira, cujo relator foi o diretor da Esmam, Desembargador João Simões.
A Carta do Rio Madeira é um documento de nove pontos de interesse dessas instituições, apresentando uma série de diretrizes de ação conjunta entre as Escolas Judiciais da Amazônia, tendo como um dos pontos mais relevantes a institucionalização da Rede Amazônica de Escolas Judiciais para atuação integrada voltada à capacitação continuada e permanente dos agentes de justiça, sobretudo nos direitos socioambientais, por meio de parcerias na realização de cursos credenciados de forma conjunta à Escola Nacional de Formação de Magistrados – Enfam.
Confira mais fotos do evento nesse link: https://www.flickr.com/photos/escolaemeron/52522336881/in/album-72177720303962365/
Fonte: sites TJRO e COPEDEM
Fotos: Marcelo Cidade e Gustavo Sanfelici (TJRO)
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br|Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.s.br