A Escola Superior da Magistratura do Amazonas – ESMAM, em parceria com a Polícia Militar do Amazonas – PMAM, promoveu o “Curso Prático de Proteção e defesa”, destinado a Magistrados e Servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas, com o objetivo de capacitá-los para a proteção e defesa pessoal. As aulas aconteceram no período de 12 de Setembro, 17 de setembro de 2022, totalizando uma carga-horária de 20 horas-aula.
O Curso de Proteção e Defesa para Magistrados é resultado do Termo de Cooperação entre a ESMAM e a Polícia Militar e vem suprir as exigências de conhecimentos em matéria de defesa pessoal e de técnicas de gerenciamento de crise, capacitando os magistrados em processos e procedimentos capazes de evitar situações de perigo, bem como prevenir ou minimizar os possíveis danos.
Segundo o magistrado do TJAM, Juiz de Direito Saulo Góes Pinto, “O curso de Defesa Pessoal para magistrados foi uns dos melhores que eu já tive a oportunidade de fazer pela ESMAM, uma parceria muito proveitosa, por que ele juntou a teoria e a prática trazendo noções de condutas que o magistrado deve ter no dia a dia para resguardar sua integridade física. Esses reflexos para a minha atuação na justiça é muito importante no interior do estado, sendo responsável por uma unidade prisional que tem mais de cem presos, e como Juiz sou responsável por realizar as sessões do Tribunal de Justiça do Júri, então tudo que foi passado é de extrema relevância para que eu consiga resguardar a minha integridade, além de uma integração com a Polícia Militar.”
A juíza titular do Juizado da Infância e da Juventude Cível (JIJC) do Tribunal de Justiça do Amazonas, Rebeca de Mendonça Lima, relatou a importância da teoria e prática do curso no dia a dia do magistrado. “Nós aprendemos durante o curso desde o gerenciamento de crise, dica de segurança, defesa pessoal, direção evasiva e defensiva e treinamento de tiro, o que é muito importante para todos nós magistrados no sentindo que, por exemplo, durante o exercício da magistratura eu não faço somente um trabalho só dentro da vara, mas eu me desloco para visitar abrigos, fazer diligências e inspeções em bairros e muitas vezes em áreas vermelhas. Além do fato que a gente lida no nosso dia a dia com alguns direcionados que vivem situações de vulnerabilidade social, um histórico de risco por que são de famílias de pessoas envolvidas no tráfico de drogas, inclusive que chegam a ameaçar. Parabenizo essa iniciativa da Escola de Magistratura do Estado do Amazonas, por nos proporcionar essa experiência edificante em nossas vidas, relevante para todos nós, enquanto operadores do direito do estado r que temos certa visibilidade, exposição e precisamos aprender a nos proteger”.
Para a juíza titular da 2.ª Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública Estadual e Municipal, Anagali Marcon Bertazzo, “A realização do curso é de grande valia para todos os juízes do TJAM, nós estamos aprendendo e tendo atividades tanto com relação ao nosso próprio cuidado pessoal, quanto principalmente com relação à questão que envolve o manuseio de arma. Então nós precisamos ter esse entendimento e estabilidade, é importante essa preocupação do Tribunal de Justiça através da ESMAM em convênio com a Polícia Militar do Estado do Amazonas, e espero que todos os colegas possam ter a oportunidade de participar de cursos semelhantes e cada vez mais aprimorarmos essa atividade para que seja extensivo a todos”.
O Subcomandante-geral e instrutor de tiro da Polícia Militar do Amazonas, Coronel QOPM Algenor Teixeira Filho, disse. “O curso que está sendo ministrado para os membros do Tribunal de Justiça, tem como objetivo específico fazer com que os magistrados possam se proteger caso haja alguma ameaça contra eles, e a minha avaliação do curso é que traz para o exercício da magistratura uma maior segurança ao desempenharem suas funções, tendo a capacidade de cuidar de sua segurança própria e também daqueles que estão próximos”.
Texto: Rosiane Cruz de Oliveira
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br|Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.s.br