A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM), realizou na última quarta-feira, 04 de maio de 2022, a ação “Justiça do Amanhã”. O juiz de Direito, Flávio Henrique Albuquerque de Freitas, Titular da Vara Especializada em Crimes de trânsito, recebeu os alunos Àgara Rafaela Romano Nascimento, Marcele Martins Pinheiro e Nicolas Eduardo Costa Barros, finalistas do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Hilda Ferreira, para acompanhar suas atividades no Fórum Ministro Henoch da Silva Reis, durante o dia. Os alunos estiveram acompanhados do diretor do colégio, Professor Maurílio Filho.
Este encontro dá continuidade ao “Justiça do Amanhã”, uma das ações do projeto (SOCIAL ESMAM), que tem por objetivo levar alunos do ensino médio a uma das varas da Capital ou do interior, possibilitando que o estudante conheça a rotina de um magistrado e oportunize contato com a carreira.
Segundo o magistrado, Flávio Henrique Albuquerque de Freitas “Apresentar a prática jurídica para os estudantes que estão prestes a ingressar na faculdade, buscando uma carreira profissional, é muito significativo e interessante. Normalmente quando se faz as escolhas profissionais, não se conhece a prática da atividade, só ouve falar, e esse jovens tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura, como se faz uma audiência, contato direto, viram como é segmentado e como a vara trabalha, e isso é muito importante, você passa a enxergar na prática aquilo que você gostaria de exercer, a sua escolha como profissão” disse.
O Juiz Yuri Caminha Jorge, Titular da Comarca de Itamarati e respondendo, cumulativamente, pela Vara Especializada em Crimes de Trânsito da Comarca de Manaus, relatou a relevância de mostrar para os jovens alunos como funciona na prática as atividades jurídicas. “Esse projeto desenvolvido pela Escola de Magistratura do Estado do Amazonas é muito importante pois possibilita que os estudantes do ensino médio que já tenham demonstrado alguma afinidade pela área jurídica, possam ter um contato mais próximo com a realidade que se encontra nas varas judiciais do nosso estado. Nós tivemos a oportunidade de conversar com alguns dos alunos e demonstrar as rotinas cartorária, algumas audiências, então creio que foi muito produtivo e possibilitou que eles tenham uma visão exata do que ocorre nas unidades judiciais do nosso estado”.
Os estudantes declararam que a oportunidade foi fundamental para entenderem melhor o dia a dia da justiça, das possibilidades da profissão de magistrado, promotor de justiça e advogado, áreas do direito que estão propensos a seguir. Os adolescentes ficaram entusiasmados em conhecer os setores da vara, em assistir uma audiência. Segundo os alunos Àgara Rafaela Romano Nascimento, Marcele Martins Pinheiro e Nicolas Eduardo Costa Barros, a experiência de conhecer a rotina de trabalho de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça, sentir de perto a emoção de estar no meio judiciário e tê-los como um exemplo a seguir, só reforçou a vontade de atuar na área jurídica e agradeceram a oportunidade de ter diversas informações num ambiente que parecia inacessível.
Para o Diretor do Instituto Hilda Ferreira, Maurílio Sérgio Ferreira da Costa Filho “A magistratura se aproxima da sociedade quanto um todo, principalmente daqueles que querem seguir essa carreira no futuro, então é muito importante que a Escola de Magistratura e a Justiça em si sejam mais vistas, não apenas nas atividades judiciarias, mas pela sociedade em geral “concluiu.
Texto e foto: Rosiane Cruz de Oliveira
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br|Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.s.br