O Magistrado, que foi referência nacional na educação judicial e na área de Direito Ambiental era Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), tinha 76 anos e faleceu nesta terça-feira, dia 21 de setembro.
Antes de tudo, o Desembargador Eladio Lecey era um homem bom, dotado de alegria contagiante e impressionante capacidade de trabalho, professor nato, querido e admirado por todos. Deixa a poderosa lição, que sempre repetia, de que a formação judicial é caminho imprescindível para uma Magistratura moderna, profissional, respeitada, atenta às grandes questões do mundo, à proteção dos vulneráveis, à salvaguarda da Natureza e à efetiva realização dos direitos humanos.
Foi uma potência nacional na educação judicial e na área de Direito Ambiental. Desenvolveu uma trajetória notável que o levou a galgar posições de destaque dentro e fora desse ramo. Em 2020, a Escola da Magistratura da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) criou o prêmio Eladio Lecey. O nome é uma homenagem ao ex-diretor da escola na gestão 1988-1991.
O Desembargador Eladio envolveu-se desde cedo também na criação da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), participando de grupos de discussões voltados à busca da excelência na formação de magistrados.
Também foi nomeado em 2008 diretor da Escola Nacional da Magistratura (ENM). Em 2010, foi escolhido para ser Coordenador do Comitê Brasileiro da União Internacional da Conservação da Natureza (UICN). Lecey também foi Presidente do Instituto O Direito por Um Planeta Verde de 2001 a 2005.
O Desembargador Eladio dedicou sua vida à formação dos magistrados estaduais e federais, estendendo sua ação e ensinamentos a diversos países, tendo inclusive contribuído e engrandecido o trabalho da ESMAM.
Por sua dedicação e pelos excelentes serviços prestados ao judiciário brasileiro, a ESMAM expressa suas sinceras condolências à família do já saudoso Magistrado, ressaltando que seu exemplo de dedicação e esforço ficará como lembrança para todos, principalmente no exercício da ética profissional.
Fonte: sites da AMB/ENFAM/TJRS
Arte: Claudio Gaia
Para acessar este e outros conteúdos da ESMAM: https://m.youtube.com/user/esmamam
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br|Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.s.br