ESMAM dá continuidade a uma série de cursos no mês de junho de 2021

                                                                                                         Foto Matéria

Além das Lives, Talks e Webseminários, a Escola Superior da Magistratura do Amazonas - ESMAM manteve, no último mês,  uma intensa lista de atividades, como o XV Preparatório para Ingresso na Carreira da Magistratura, que está acontecendo com a cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça, por meio da Escola Superior da Magistratura do Amazonas - ESMAM, e o Centro de Ensino Renato Saraiva – CERS.

Outra importante atividade são os cursos de Mestrado e Doutorado em parceria com a Faculdade Autônoma em Direito-FADISP, que está oportunizando que vários magistrados possam se qualificar e obter a titulação de Mestrado ou Doutorado, sem abandonar suas atividades profissionais e pessoais.

 Também  o curso de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Técnicas e Fundamentos da Construção das Decisões Judiciais, tem movimentado o dia a dia da ESMAM. Esta Pós-Graduação teve como  origem, segundo o Diretor da ESMAM, Desembargador João Simões, a constatação da necessidade  do tema para a formação  dos magistrados e servidores deste Tribunal de Justiça, visando  a equalização linear com as atividades desempenhadas no âmbito da Justiça Estadual. O Desembargador  declarou ainda que a Escola da Magistratura do Amazonas não está poupando esforços para cumprir com as orientações do Superior Tribunal de Justiça, que  através da Resolução ENFAM nº 3 de 2016,  determina a contínua capacitação e aperfeiçoamento dos magistrados dos Tribunais de Justiça.

 A magistrada Anagali Bertazzo, Juíza de Direito Titular da 6ª Vara Criminal do TJAM abraçou o desafio de cursar o Doutorado. Segundo a Magistrada “A rotina de uma juíza, professora universitária, mãe e estudante é exaustiva. Dar conta de tantas atividades exige gestão de tempo e qualidade aplicada a cada atividade. Ingressei no doutorado convênio FADISP/ESMAM tão logo oferecido o curso, pois é uma oportunidade única de cursar um Doutoramento enquanto ainda estou no exercício das minhas atividades profissionais. Tenho convicção de que a minha experiência  ao longo da minha carreira na judicatura e no exercício da docência irão ser fundamentais para alcançar o êxito ao final do curso de doutoramento”. E a magistrada ainda declarou que “foi com enorme satisfação e alegria que meu primeiro módulo iniciou, é sempre encantador perceber o quanto temos a aprender e refletir com o que vivenciamos e o quanto nosso trabalho reflete na nossa sociedade, assim recomendo a todos para que, sempre que oportuno, ajustem seu tempo e sua vida para acrescentar conhecimento à sua vida”.

O Bacharel em Direito Clid Pereira Maciel está cursando o Preparatório para a Magistratura e afirmou que " o curso preparatório oferecido pela ESMAM em parceria com CERS é de grande valia para mim. Com as orientações pedagógicas evito os erros do passado, a exemplo de comprar livros desnecessários ou estudar sem manter o foco. Isso evita gastos de dinheiro, energia e tempo. A orientação está sendo o diferencial". Manuel Gomes da Silva concorda com o colega do Curso Preparatório, e acrescentou “sou aluno da ESMAM e tô satisfeito com o curso. Pedagogicamente os professores do curso são profissionais competentes. Tô gostando muito”.

A Juíza Rebeca de Mendonça Lima, Titular do  Juizado da Infância e da Juventude Cível, está realizando um antigo sonho de fazer um Mestrado. A Magistrada, ao ser perguntada como está sendo a experiência, declarou:  “Estou muito feliz com a oportunidade que a Esmam proporcionou aos magistrados, de cursar o Mestrado na Fadisp. Tem sido uma experiência enriquecedora estudar e me aperfeiçoar, a despeito de todas as atividades que desenvolvo no dia a dia junto à minha Vara, bem como em minha vida pessoal. Não é fácil conciliar e se dedicar mas a satisfação tem sido recompensadora”.

 

 

Ramiro Neto

NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM

Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br|Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.s.br

esmam locationESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO AMAZONAS
Av. André Araújo - Aleixo, Tribunal de Justiça do Amazonas 
Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes 
CEP: 69060-000;
Telefone: (92) 2129-6640
E-mail: esmam@tjam.jus.br