|Qualificação Docente| Curso de Design Thinking

O Projeto |Qualificação Docente|  da Escola Superior da Magistratura do Amazonas – ESMAM, promoverá nos dias 14, 15 e 16 de abril, das 15 às 18h, o curso de Design Thinking, com carga horária de 9h. São 100 vagas ao total, sendo 65 para  magistrados e servidores do TJAM e 35 para público externo, coordenadores das faculdades de Manaus e outras Escolas. Para essas 35 vagas é necessário solicitar a incrição pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A formação jurídica de hoje tem se pautado no ensino tradicional, cujo objetivo preponderante é treinar as capacidades de memorização e reprodução de conteúdo. No mundo atual, considerando a disponibilidade de informações, o avanço das tecnologias, o complexo mercado de trabalho e as mudanças sociais, estas competências não são suficientes: é preciso formar alunos capazes de lidar com estes novos desafios.

A partir do método de ensino participativo, o aluno torna-se agente na construção de seu próprio conhecimento. O estímulo gerado pela participação ativa no processo de aprendizado desenvolve uma série de habilidades e competências como o raciocínio, o senso crítico apurado, capacidade de aplicação prática do aparato conceitual, uma grande capacidade para solucionar problemas, entre outras. Todas estas habilidades são essenciais para uma atuação profissional diferenciada.

Existem diversas técnicas que têm sido pouco utilizadas pelos professores e formadores, seja por dificuldade de elaboração ou seja por falta de tempo e incentivo institucional.

A utilização dos diversos métodos certamente exige conhecimentos e experiências não encontrados em manuais. Ciente disso, o objetivo da ESMAM é promover formação docente, com a finalidade de auxiliar na qualificação do ensino jurídico.

O curso contará com duas professoras:

 Marina Feferbaum

Doutora (2016), Mestre (2009) e Graduada (2006) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Learner designer (Kaospilot), coordenadora da área de Metodologia de Ensino e do Centro de Pesquisa e Ensino em Inovação, ambos da FGV Direito SP. As linhas de pesquisa abrangem direitos humanos, sistema jurídico africano, ensino jurídico brasileiro, métodos de ensino e tecnologia. Na FGV Direito SP, também coordenou o Observatório do Ensino de Direito e cursos de pós-graduação lato sensu. Foi professora da pós-graduação nas disciplinas de metodologia científica e internacionalização das áreas jurídicas. Já publicou e organizou diversas obras sobre direitos humanos, ensino jurídico e metodologias participativas de ensino, além de ministrar cursos de formação docente pelo Brasil.

Clio Radomysler

Pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (2015). É colaboradora da Sociedade Brasileira de Direito Público desde 2016, onde atua como professora e orientadora convidada. Coordena o projeto de extensão Direito, Discriminação e Diversidade na Faculdade de Direito da USP. Desenvolve pesquisas nas áreas de Direito Constitucional, Acesso à Justiça, Direito e Discriminação, Ensino Jurídico, e Direitos Humanos.

Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ramiro Neto

NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM

Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br|Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.s.br


Imprimir   Email