| SOCIAL ESMAM | tem sua primeira ação no interior do Amazonas

Na última quinta-feira (10/12), o Juiz de Direito, Saulo Góes Pinto, Titular da 1ª Vara Criminal, recebeu os adolescentes M. X. e M. M. para acompanharem as atividades do Fórum da comarca de Itacoatiara, inaugurando o projeto |SOCIAL ESMAM| no interior do estado. Os adolescentes assistiram a uma audiência, acompanharam as atividades do magistrado e conheceram o Fórum Dr. José Rebelo de Mendonça.

O encontro Justiça do Amanhã, Projeto Social que está sendo desenvolvido pela Escola de Magistratura do Amazonas (ESMAM), tem o objetivo de levar jovens do ensino médio para conhecer a rotina e atividade profissional do magistrado, procedimentos da audiência, dando uma perspectiva de carreira aos estudantes, assim como pode contribuir para situações que os façam cumprir medidas socioeducativas.

Segundo o Juiz Saulo Góes Pinto. “Foi muito produtiva em dois aspectos, dar oportunidade aos adolescentes que passaram por medidas socioeducativas pra visualizarem um possível futuro em alguma profissão a exemplo de juízes, promotores, policial militar, operadores da justiça, e caso tiverem um esforço individual podem alcançar essas carreiras e também evitar reincidência, uma vez que viram as pessoas que estão sendo acusadas passarem por um julgamento”.

De acordo com a assistente social, Ariana Ferreira. “É muito importante ver essa interação do judiciário com a sociedade, com os adolescentes que estão em medidas socioeducativas, faz com que se sintam importantes, eu já trabalhei em serviços que os acolhem no município, o CREAM, com o apoio da justiça é um avanço da estrutura que hoje o município dispõe e também por conta da vulnerabilidade que nós encontramos na cidade, então se eles puderem ver o outro lado e são enxergados como pessoas importantes na sociedade, isso vai elevar a autoestima deles e da família, como pessoas e parte da sociedade, é importante que eles sejam protagonistas da vida e de seu respectivo futuro que almejam”.

Os adolescentes declararam que a oportunidade foi fundamental para entenderem melhor o dia a dia da justiça, das possibilidades que ambos estão propensos a seguir.  Os adolescentes ficaram muito empolgados por assistir uma audiência, quando puderam ver além da atuação de um Magistrado, o Promotor de Justiça e de um Defensor Público. Segundo os alunos da escola municipal de Itacoatiara, M.X. e M.M.,  a experiência só reforçou a vontade de atuar na área jurídica e agradeceram muito a possibilidade de ter tantas informações numa experiência real.

Social ESMAM - O encontro Justiça do Amanhã, é uma das ações do projeto Social ESMAM, a ação que tem por objetivo levar alunos do ensino médio a uma das varas da Capital ou do interior, possibilitando que o estudante conheça a rotina de um magistrado e oportunize contato com a carreira.

 Informações: (92) 2129-6640 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

Ramiro Neto

NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM

Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br|Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.s.br


Imprimir   Email