ESMAM lança segunda edição de livro que retrata a realidade das Comarcas do AM

Desa Graça Lancamento Livro 21out2020

No dia 21 de outubro de 2020, às 17h (horário local), por meio das plataformas online Zoom e Youtube, foi lançada a 2ª edição do livro "Comarcas do Amazonas", da autoria da Desembargadora Maria das Graças Pessoa Figueiredo, obra de grande valor histórico-cultural para o Judiciário amazonense.

Na macro obra, a desembargadora apresenta uma organização do Poder Judiciário do Estado do Amazonas, desde a sua instalação, sua primeira composição até os dias atuais.

Estavam presentes, compondo a mesa de honra, o Presidente do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, Desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira; a Vice-presidente, a Desembargadora Carla Maria Santos dos Reis, a Corregedora-geral de justiça, a Desembargadora Nélia Caminha Jorge, o Desembargador João de Jesus Abdala Simões e a Desembargadora Joana dos Santos Meirelles, Diretora e Sub-Diretora da Escola da Magistratura do Amazonas - ESMAM, e a Desembargadora Marinildes Costeira de Mendonça Lima.

Também fazendo parte da mesa principal, compareceram o Procurador-geral do Estado do Amazonas, Jorge Henrique de Freitas Pinho, representando o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Miranda Lima, o Procurador-geral do município, Rafael Albuquerque Gomes de Oliveira, representando Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto, Prefeito Municipal de Manaus, Jorsinei Dourado do Nascimento, Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho, Diogo Marcos Machado Peres, Procurador-Chefe da União do Amazonas, em exercício, Juiz de Direito Luís Márcio Nascimento Albuquerque, Presidente da Associação dos Magistrados do Amazonas, José Marcelo de Castro Lima Filho, Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Amazonas, Alessandro Samartim de Gouveia, Diretor do Centro de Estudo e Aperfeiçoamento do Público Estadual do Amazonas,Rafael Vinheiro Monteiro Barbosa, Diretor da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas.

Esta segunda edição tem o objetivo de atualizar os dados do Poder Judiciário do Amazonas, seus avanços e modificações ocorridas desde maio de 2013, quando o lançamento da 1ª edição. Na publicação atual, a autora destaca o desenvolvimento tecnológico do TJAM como ferramenta primorosa na distribuição da justiça, principalmente nas comarcas dos municípios mais distantes do Estado.

Na abertura da entrega, do Desembargador Jorge Chalub destacou o trabalho das mulheres na prestação dos serviços judiciários do TJAM e cumprindo a autora da obra, reforçando a importância da presença dos magistrados no interior do Amazonas, apesar de todas as dificuldades, em especial das magistradas , nos municípios mais distantes ou menos desenvolvidos.

O Diretor da ESMAM, Desembargador João Simões, em seu discurso, após saudar todas as autoridades e público que se faziam presentes no lançamento, fez uma apresentação detalhada da vida profissional da Desembargadora Graça Figueiredo, relatada como principais passagens da obra e ressaltou a importância das informações nela contidas para difundir o trabalho do judiciário amazonense, além das informações históricas, geográficas, culturais e simbólicas do Amazonas, o que torna o livro uma fonte literal de estudos e consultas, não só pra magistrados e servidores do TJAM, mas estudantes, professores e população em geral.

Ao discursar, a Desembargadora Graça Figueiredo, autora da obra, além de agradecer a todos, afirmou que esta segunda edição tem o objetivo de atualizar os dados do Poder Judiciário do Amazonas, seus avanços e modificações ocorridas desde maio de 2013, quando do lançamento da 1ª edição.

Declarou também que na publicação atual, a autora destaca o desenvolvimento tecnológico do TJAM como ferramenta primorosa na distribuição da justiça, principalmente nas comarcas dos municípios mais distantes do Estado e que todo esse esforço é mais uma maneira de contribuir para responder a todos os que procuram o TJAM para reaver seus direitos.

Quer conhecer a obra na íntegra? Acesse através do link. Clique aqui

 

 

Ramiro Neto

NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM

Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .br | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. s.br


Imprimir   Email