Dicas para concurso público e de língua portuguesa são temas de livros lançados por magistrado e por servidora do Tribunal de Justiça do Amazonas

O magistrado Rafael Cró e a servidora Joyce Tino falaram ao Portal do TJAM sobre as propostas de suas respectivas obras.

Cró2“Passe em Qualquer Concurso Público do Brasil” e “Português em Gotas” são os temas de livros que estão sendo lançados, respectivamente, pelo juiz de Direito Rafael Almeida Cró Brito, do Núcleo de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados de Entrância Inicial da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), e pela servidora Joyce Desideri Tino, da Divisão de Divulgação e Imprensa do Tribunal de Justiça do Amazonas.

A obra de autoria do juiz Rafael Cró foi lançada oficialmente no último dia 9/9, durante videoconferência realizada pela plataforma de mídia social Instagram, com a participação do também juiz de Direito, Alexandre de Morais da Rosa, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). O livro “Passe em Qualquer Concurso Público do Brasil” tem 260 páginas e traz, por exemplo, um plano de estudos específicos voltado para os certames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); da Polícia Militar (PM); do Banco do Brasil; da Defensoria Pública; da Polícia Civil; da Magistratura (federal e estadual); das Procuradorias do Estado e do Município; da Caixa Econômica Federal; do Ministério Público Estadual; da Advocacia-Geral da União; entre outros órgãos públicos.

Neste ano, o juiz Rafael Cró passou a integrar o RankBrasil – entidade independente que atua há 20 anos registrando recordes – pelo feito inédito no número de aprovações em concursos jurídicos no País, tendo alcançado onze aprovações em certames distintos. A performance foi um incentivo para o magistrado abraçar a ideia de confecção do livro.

“Meu desejo foi deixar um legado no sentido de que qualquer pessoa pode alcançar seus sonhos. Em um mundo dinâmico, as pessoas não possuem muito tempo e dinheiro para entender o método de como passar em provas de concurso público da forma mais rápida. O livro traz as minhas experiências e métodos utilizados, permitindo que o candidato monte o seu próprio cronograma de forma objetiva”, destacou o magistrado, que também é professor. Os interessados em obter mais informações podem acessar o site www.rafaelcro.com

Descomplicando a Língua Portuguesa

Já o livro de autoria da servidora Joyce Desideri Tino está com o lançamento marcado para o dia 4 de outubro, em Manaus. De acordo com a servidora, as raízes da publicação começaram em 1992, quando sua genitora lhe deu o livro “Só erra quem quer”, de Antônio Cruz Neto. “Fiquei encantada com a maneira de ensinar daquela obra, tudo muito fluido e sem atropelos. A ideia, em si, de ensinar de uma forma semelhante, surgiu mais tarde e se materializou anos depois”, contou Joyce, acrescentando que esse projeto é um sonho muito querido e vê-lo concretizado trouxe uma grande satisfação. A obra, distribuída pela Editora CRV, tem 270 páginas. Os interessados em obter mais informações podem acessar o link https://editoracrv.com.br/produtos/detalhes/34859-crv

Servidora de carreira do TJAM desde 1997 e atualmente lotada na Divisão de Divulgação e Imprensa como revisora gramatical, Joyce Tino é graduada em Letras /Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e pós-graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), no curso de Revisão de Textos. Foi revisora gramatical (durante o ano de 2012), dos jornais “Em Tempo” e “Agora”. Atualmente, é articulista do Jornal do Commercio e tem um quadro semanal na rádio CBN Amazônia, ambos os trabalhos também voltados às dicas para o uso correto da Língua Portuguesa.

 

Fábio Melo e Acyane do Valle

Imagens: acervos pessoais dos escritores

Revisão de texto: Joyce TIno


Imprimir   Email