Subcomitê de Atenção à Saúde do TJAM divulga programação especial de adesão à campanha Setembro Amarelo

Em dias específicos da programação online, as comarcas do interior do Estado poderão interagir com os expositores dos temas, por meio da plataforma Zoom.

O Subcomitê de Atenção Integrada à Saúde de Magistrados e Servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas organizou uma programação especial de adesão à campanha "Setembro Amarelo", de valorização da vida e prevenção ao suicídio. As atividades, que terão início no dia 1.º de setembro, serão realizadas online – em atendimento às medidas de prevenção à covid-19 – e vão alcançar as unidades judiciais da capital e de todo o interior do Estado, tendo como público-alvo servidores, magistrados, serventuários e estagiários.

Neste ano, a campanha traz o tema "Suicídio – informando para prevenir" e as atividades que estão previstas na programação incluem a realização de webinars (seminários realizados pela web, pela internet), os quais serão conduzidos por profissionais do Tribunal e também por convidados. "Nossa proposta é levar uma abordagem multidisciplinar, tanto que teremos a participação de psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, entre outros profissionais, levando o máximo de informações aos participantes. Esse tema do suicídio exige que a gente exercite e amplie o nosso olhar, buscando fortalecer a empatia e atuando preventivamente, sempre!", afirmou a psicóloga Sandra Desideri, que integra o Subcomitê e é uma das organizadoras da campanha.

Desideri ressalta que o cenário trazido pela pandemia de covid-19 e as necessárias medidas de isolamento e de distanciamento social, somados ao medo e às incertezas diante da nova doença, às perdas de entes queridos, de amigos ou de conhecidos e aos reflexos negativos na economia, reforçam ainda mais a necessidade de manter um alerta sobre os cuidados com a saúde mental. "Tem sido um período difícil para todos, marcado por um turbilhão de emoções provocadas por tantas e tão bruscas mudanças. Muitas pessoas que, mesmo antes da pandemia já lidavam com problemas emocionais, podem ter sido ainda mais afetadas nesse aspecto, mas não somente elas. Então, a campanha, neste ano, também lança um olhar sobre esse cenário", frisou a psicóloga.

Webinars

Durante o mês de setembro, conforme a programação organizada pelo Subcomitê de Saúde, os participantes da capital e das comarcas do interior poderão acompanhar o evento pelo canal do TJAM na plataforma YouTube. Em dias fixados pelo subcomitê, as comarcas do interior, dividas por sub-regiões, terão acesso ao conteúdo também por meio de link da plataforma Zoom, quando poderão interagir com os profissionais envolvidos na exposição do tema. Os webinars acontecerão às terças e quintas-feiras, das 13h às 14h, numa programação que iniciará no dia 8 e se estenderá até 24 de setembro. Apenas no dia 10 de setembro, o horário será diferente: das 10h às 11h.

No dia 8, o acesso à programação de forma interativa, pela plataforma Zoom,  abrangerá as comarcas da 1.ª e da 2.ª Sub-regiões; no dia 10, da 3.ª e da 4.ª Sub-regiões; no dia 15, da 5.ª e da 6.ª Sub-regiões; no dia 17, será a vez da 7.ª Sub-região; no dia 22, da 8.ª Sub-Região e, no dia 24, da 9.ª Sub-Região.

Programacao Setembro Amarelo 2020Atendimento

Nas datas intercaladas à realização dos webinars (dias 9; 11; 14; 16; 18; 21; 23; 25 e 28 de setembro) a Divisão de Serviços Médicos, que integra o Subcomitê de Saúde, estará com a agenda aberta para contato – via WhatsApp – com os profissionais da equipe multidisciplinar de Saúde Mental:  as psicólogas Sandra Desideri (das 8h às 12h); Aline Gomes (das 8h às 12h) e Márcia Levy (das 8h às 12h); a psiquiatra Nazaré Costa (8h às 12h) e o capelão Antônio Rocha (das 8h às 12h). O agendamento poderá ser feito pelo e-mail do Subcomitê de Saúde:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

"Organizamos a participação das comarcas por sub-regiões, conforme as datas que estaremos divulgando. Os responsáveis pelas Varas nas respectivas regiões serão contactados para divulgar o evento e fazer chegar aos servidores e estagiários o link por meio do qual terão acesso à programação organizada pelo subcomitê, nas datas especificadas, com a possibilidade de interagir. É muito importante para nós a participação das nossas comarcas do interior, pois queremos fortalecer cada vez mais os nossos canais de escuta, acolhimento e atendimento, disponibilizados pela Divisão de Serviços Médicos", afirmou o presidente do subcomitê, desembargador Elci Simões.

Sobre a campanha

A campanha "Setembro Amarelo" foi criada em 2014, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Setembro foi escolhido, porque no dia 10 desse mês ocorre o "Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio".

Conforme dados disponibilizados pela ABP no site oficial da campanha, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Um expressivo número desses casos ocorre entre jovens. Cerca de 96% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. O objetivo da campanha é, através da informação, ajudar a prevenir e reduzir esses números.

 

Texto: Terezinha Torres  /  Revisão de texto: Joyce Tino - DIVISÃO DE DIVULGAÇÃO E IMPRENSA-TJAM

Ramiro Neto

NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM

Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br|Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.s.br


Imprimir   Email