Diretores da ESMAM apresentam a Escola ao ministro Dias Toffoli

Reuniao Min Tofolli 2020 02O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, se reuniu , na sexta-feira (28), ‘as 14h, por meio de videoconferência, com os Tribunais de Justiça, Eleitoral e do Trabalho do estado do Amazonas.

Durante a parte em que o presidente do STF tratou com o TJAM, após a palavra do presidente da casa, Desembargador Domingos Jorge Chalub Pereira, os Desembargadores  João de Jesus Abdala Simões e Joana dos Santos Meirelles,  Diretor e Vice-Diretora da Escola Superior da Magistratura do Amazonas-ESMAM, apresentaram um panorama sobre o funcionamento da Escola, seus objetivos e os projetos para os próximos dois anos.

O encontro é parte da série de reuniões institucionais que o ministro Dias Toffoli vem realizando com todos os tribunais brasileiros desde o início de seu mandato na Presidência do Supremo. O objetivo desses encontros é conhecer a realidade local e os problemas dos diversos tribunais. Até o início do ano, as visitas eram presenciais. Mas, em razão da necessidade de distanciamento social, para evitar a propagação da Covid-19, as reuniões passaram a ser telepresenciais.

Durante sua apresentação e considerações, o Ministro  Dias Toffoli ressaltou que o trabalho de diálogo com todos os ramos da magistratura foi fundamental para reduzir as pressões, o que possibilitou melhorar a percepção da população sobre a categoria. Ele reiterou que o Brasil tem o Poder Judiciário mais eficiente do mundo e que, em 2018, 33 milhões de processos foram encerrados. O ministro destacou que, no período da pandemia, de 12/3 a 1º/7, o STF julgou 6.927 processos colegiadamente, contrariando a crença popular de que o Supremo é um tribunal de decisões individuais. “Se não nos fizermos conhecer, os preconceitos acabam prevalecendo”, afirmou.

Os Desembargadores Diretores da ESMAM, acompanhados de todos os servidores da instituição,  apresentaram ao Ministro Dias Tóffoli  a estrutura administrativa e pedagógica, o organograma e os objetivos da gestão que está iniciando, entre eles a conclusão de todas as atividades que ficaram pendentes em virtude da pandemia; posicionar a Escola como órgão de assistência na formação e evolução na carreira do magistrado; o empoderamento das magistradas no cenário jurídico nacional e priorizar a prestação de serviços de formação e capacitação para os magistrados e servidores que atuam no interior, uniformizando suas práticas e difundindo novos saberes.

Entre os projetos da nova gestão, os Desembargadores João Simões e Joana Meirelles destacaram a Pesquisa de opinião com os magistrados, já em curso, para construção do planejamento 2020/2022; a criação de cursos e manuais de Práticas Cartorárias, uniformizando e melhorando a prestação de serviços ao jurisdicionado; o apoio ao Tribunal na obtenção das metas, criando fluxos próprios de trabalho e ainda a utilização de múltiplas plataformas de transmissão de conhecimento, para suplantar as dificuldades geográficas regionais.

O Desembargador João Simões declarou que esta reunião teve extrema importância, agradeceu a deferência da presidência do Tribunal pelo espaço concedido para a exposição da ESMAM e ressaltou que na visita institucional do Ministro Dias Toffoli, ficou evidente o apreço e o carinho que o Ministro tem pela justiça do Amazonas, e no momento em  que se aproxima o final de sua gestão, já que ele deixará de ser presidente do STF e do CNJ no dia 10 de setembro, é uma oportunidade para agradecermos o seu empenho, o trabalho que ele executou, em especial no CNJ na administração das metas dos Tribunais e  também na presidência do STF, defendendo e pautando os grandes temas de interesse da nação brasileira, tanto na área ambiental como na área econômica  e, nesse momento tão especial em que vivemos a pandemia, processos que têm conteúdo que dizem respeito à segurança sanitária de todos os brasileiros. Estamos felizes por esta oportunidade de termos sido inserido nesse evento tão importante, finalizou o Desembargador.

Reuniao Min Tofolli 2020 03

Fotos: Chico Batata

Ramiro Neto

NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM

Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..b
r|
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.s.br


Imprimir   Email