Nesta quarta-feira, 26.08, o Desembargador João de Jesus Abdala Simões, Diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas, junto com a Desembargadora Joana dos Santos Meirelles, Vice-diretora, se reuniram com os novos magistrados empossados em fevereiro deste ano e que retornarão para a conclusão do Curso Oficial de Formação Inicial, que tem por objetivo o aprimoramento dos juízes recém-empossados no Tribunal de Justiça do Amazonas, o que contribuirá para congregar conhecimentos de formatação humanística e pragmática à experiência cotidiana. O curso, obrigatoriamente presencial, estava suspenso desde o início da pandemia.
A reunião contou com a presença dos quatro novos magistrados: Clarissa Ribeiro Lino, Janeiline de Sá Carneiro, David Nicollas Vieira Lins e Danny Rodrigues Moraes.
Segundo o Diretor da ESMAM, Desembargador João Simões, ao dar às boas-vindas, declarou que todos os cuidados sanitários necessários para a segurança dos novos magistrados estão sendo tomados, para que eles possam concluir o curso, que é uma obrigatoriedade da Enfam. Ressaltou ainda, que os novos juízes chegam como reforço para a melhor prestação dos serviços à comunidade Amazonense.
O Juiz David Nicollas Vieira Lins declarou a grande satisfação com a retomada das aulas, dando continuidade à formação, principalmente pela característica de atividades práticas do curso, o que será importante para a atuação no interior. Já o novo juiz Danny Rodrigues Moraes ressaltou a expectativa na formação da área eleitoral, já que estão começando a atuar exatamente no ano de eleições municipais. A juíza Clarissa Ribeiro Lino espera conseguir reforçar seu preparo para atuação no interior, onde as demandas são muito grandes.
Levando-se em conta as exigências postas ao Poder Judiciário na atualidade e os apelos para uma mudança qualitativa na esfera pública, constata-se a necessidade de modelos instrucionais centrados nas dimensões didática, filosófica, sociológica, psicológica, econômica e tecnológica, em consonância com as diretrizes postas pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados - ENFAM.
O eixo orientador do Curso possibilita aos magistrados recém-empossados fortalecer a vocação para o exercício judicante mais célere e qualificado, ajustado a uma metodologia diferenciada, com enfoque prático, crítico, contextualizado e instigador do pensamento investigativo.
O Diretor da ESMAM, Desembargador João Simões afirmou que a Escola está voltada exatamente para dar suporte aos magistrados na melhoria continua de suas habilidades, e que espera ver os novos juízes continuamente nos cursos e treinamentos, no decorrer da carreira.
Foto: Carlos Batata
Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..br|Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.s.br