Juiz e professor da Esmam ministra palestra no Expojud: um dos mais conceituados congressos de Inovação, Tecnologia e Direito realizados no País

JunhoExpojud

A Expojud também contou com a participação de mais um representante da Corte de Justiça do Amazonas, o diretor de Gestão de Pessoas, Mauro Saraiva.


Manaus (AM) - O Juiz de Direito Gildo Alves de Carvalho Filho, que coordena o Núcleo Acadêmico dos Cursos para Aperfeiçoamento Permanente dos Métodos Consensuais e de Solução de Conflitos da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), ministrou palestra no Expojud, o Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema da Justiça, considerado um dos mais conceituados do País nessa área.

Nesta última edição, o evento foi realizado por meio de videoconferência, em função da pandemia da Covid-19 e da necessidade de distanciamento social recomendada pelos organismos de Saúde. Mais de 50 palestras foram ministradas entre os dias 2 e 4 de junho. Gildo Alves abordou o “Uso de ferramentas de videoconferência e mediação em audiências de Família”.

O magistrado reforçou a importância, no Judiciário, de medidas de conciliação, que podem ser realizadas mesmo sem presença física das partes processuais em audiências. Também destacou que a importância do momento decorreu da oportunidade de compartilhar experiências exitosas que vêm sendo realizados pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), como um caminho célere, eficiente, efetivo e fácil.

"Este projeto piloto - mediação por videoconferências em ações de Família - já sinaliza bons resultados, com a adesão a proposta de audiências por meio de videoconferência em mais de 75% e com o alcance de aproximadamente 70% no índice de acordos, o que, para nós, demonstra a eficiência da proposta, cuja aplicação pode ser adotada e expandida mesmo após a pandemia”, destacou o magistrado.

Além do juiz Gildo Alves, o diretor de Gestão de Pessoas da Corte Estadual, Mauro Saraiva, também participou do evento com uma palestra sobre o “Teletrabalho no Poder Judiciário: antes e depois da crise”. Também foi exposto um terceiro projeto do TJAM - o Alvará Eletrônico - em um stand virtual do Expojud.

Com informações da Divulgação do TJAM

NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM

Telefone: (92) 2129-6640 | 6608

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Imprimir   Email