Escola da Magistratura homenageará personalidades com a medalha Mérito Acadêmico no dia 18 de junho

11454429946 2cba09c321c

documentrio

Em função das medidas de prevenção à Covid-19, a cerimônia será realizada por meio de videoconferência.


Manaus (AM) - A Diretoria da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM) vai homenagear oito personalidades com a Comenda do Mérito Acadêmico, no próximo dia 18, a partir das 15h, na cidade de Manaus, em reconhecimento à contribuição deles para o aperfeiçoamento de profissionais nas Ciências Jurídicas e para a construção do conhecimento e desenvolvimento da pesquisa científica voltada à melhoria da prestação jurisdicional.

Em função das medidas de prevenção à Covid-19, a cerimônia de entrega da medalha do Mérito Acadêmico será realizada por meio de videoconferência, pela plataforma zoom, com transmissão pelo canal da escola no YouTube: www.youtube.com/esmamam.

Entre os homenageados estão:

Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, ministra do Superior Tribunal Militar (STM);

Audaliphal Hildebrando da Silva, desembargador do Trabalho e diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Ejud-TRT11);

Wellington José de Araújo, desembargador e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM);

André Virgílio Belota Seffair, promotor de Justiça do Estado do Amazonas;

Gina Vidal Marcílio Pompeu, coordenadora do Programa de Mestrado e de Doutorado em Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor);  

João Paulo Jacob, diretor da Escola do Legislativo do Amazonas;

Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque, reitora do Centro Universitário Fametro e mantenedora da Faculdade Santa Teresa (FST);

Solange Almeida Holanda Silvio, coordenadora dos cursos de Graduação em Direito e de Pós-Graduação da Uniciesa.

Documentário sobre a Esmam

Durante a cerimônia, será lançado um documentário sobre a Esmam, produzido em parceria com a TV Encontro das Águas (antiga TV Cultura do Amazonas). O projeto, idealizado pelo diretor da escola, desembargador Flávio Pascarelli, tem a finalidade de resgatar a memória da instituição, desde o seu surgimento, há mais de 23 anos.

A Escola da Magistratura, órgão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), é responsável pela formação e aperfeiçoamento de milhares de operadores do Direito da região Norte, entre magistrados, servidores do Judiciário, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dentre outros órgãos, além de pesquisadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento.

“Este trabalho foi possível graças à TV Encontro das Águas, que abraçou a ideia e nos ajudou a concretizar este projeto. Agradecemos o empenho de todos os profissionais que participaram da realização deste documentário, contribuindo para a preservação da memória de um dos órgãos fundamentais para a formação e preparação do magistrado e servidor do Judiciário do Amazonas”, declarou o diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli.

O documentário, que possui 25 minutos, foi produzido entre os meses de fevereiro e maio desde ano e será disponibilizado no portal (www.tjam.jus.br/esmam) e no canal do youtube da Escola da Magistratura do Amazonas (www.youtube.com/esmamam). Estará disponível a partir das 15h do dia 18 de junho.

A obra conta com depoimentos de profissionais que acompanharam o surgimento da Esmam e o seu fortalecimento enquanto escola do Poder Judiciário, dentre eles, os primeiros diretor e coordenador de cursos, desembargadores Djalma Martins e Flávio Pascarelli, respectivamente, este último, à época, ainda juiz de Direito; o ex-governador Amazonino Mendes, que conduziu a primeira Aula Magna da Escola da Magistratura do Amazonas, e ainda autorizou a cessão de um prédio, no Centro de Manaus, para o desenvolvimento das atividades da Esmam; o ex-senador pelo Amazonas Bernardo Cabral, relator da Assembleia Constituinte que elaborou a Constituição Federal de 1988, e que também participou do quadro dos professores da escola; o desembargador Marco Anthony Steveson Villas Boas, diretor-geral da Escola Superior da Magistratura do Tocantins (Esmat) e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem); além de outros profissionais.

Texto: Acyane do Valle | ESMAM

Imagem: Reprodução da Internet (https://www.uergs.edu.br/)

NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM

Telefone: (92) 2129-6640 | 6608

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Imprimir   Email