Projeto idealizado pelo diretor da escola, desembargador Flávio Pascarelli, foi realizado em parceria com a TV Encontro das Águas.
Manaus (AM) - Um documentário que resgata a história da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) foi lançado na tarde desta quinta-feira (18/6), em Manaus, durante a cerimônia de outorga da Comenda do Mérito Acadêmico a oito personalidades, em reconhecimento à contribuição delas para o aperfeiçoamento de profissionais nas Ciências Jurídicas e para a construção do conhecimento e desenvolvimento da pesquisa científica voltada à melhoria da prestação jurisdicional.
O documentário sobre a Esmam foi produzido em parceria com a TV Encontro das Águas (antiga TV Cultura do Amazonas), entre os meses de fevereiro e maio deste ano. O projeto, idealizado pelo diretor da escola, desembargador Flávio Pascarelli, tem a finalidade de resgatar a memória da instituição, desde o seu surgimento, há mais de 23 anos.
“Este trabalho foi possível graças à equipe da TV Encontro das Águas, em especial ao seu diretor-presidente, Oswaldo Lopes, que abraçou a ideia e nos ajudou a concretizar este projeto. Agradecemos o empenho de todos os profissionais que participaram da realização deste documentário, contribuindo para a preservação da memória de um dos órgãos fundamentais para a formação e preparação do magistrado e servidor do Judiciário do Amazonas”, declarou o diretor da Esmam, desembargador Flávio Pascarelli.
Entre os integrantes da equipe da TV Encontro das Águas que se dedicaram à produção do documentário estão Franklin Moura, Kleber Morares, Said Hossary, Carlos César, Alexandre Moreira, José Luiz de Souza Gato Júnior, Dina Azevedo e Marcos Adolfs. A coordenação dos trabalhos ficou sob responsabilidade da jornalista e assessora de comunicação da Esmam, Acyane do Valle.
Depoimentos
A Escola da Magistratura, órgão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), é responsável pela formação e aperfeiçoamento de milhares de operadores do Direito da região Norte, entre magistrados, servidores do Judiciário, integrantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dentre outros órgãos, além de pesquisadores e profissionais de diversas áreas do conhecimento.
O documentário, que possui 25 minutos, está disponibilizado canal da Escola da Magistratura do Amazonas no canal do Youtube (www.youtube.com/esmamam).
A obra conta com depoimentos de profissionais que acompanharam o surgimento da Esmam e o seu fortalecimento enquanto escola do Poder Judiciário, dentre eles, os primeiros diretor e coordenador de cursos, desembargadores Djalma Martins e Flávio Pascarelli, respectivamente, este último, à época, ainda juiz de Direito; o ex-governador Amazonino Mendes, que conduziu a primeira Aula Magna da Escola da Magistratura do Amazonas, e ainda autorizou a cessão de um prédio, no Centro de Manaus, para o desenvolvimento das atividades da Esmam; o ex-senador pelo Amazonas Bernardo Cabral, relator da Assembleia Constituinte que elaborou a Constituição Federal de 1988, e que também participou do quadro dos professores da escola; o desembargador Marco Anthony Steveson Villas Boas, diretor-geral da Escola Superior da Magistratura do Tocantins (Esmat) e presidente do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem); além de outros profissionais.
Confira a reportagem elaborada sobre o lançamento do documentário Memória da Esmam
Acesse, na ÍNTEGRA, o documentário
Texto: Acyane do Valle | ESMAM
Produção: TV Encontro das Águas e Acyane do Valle
Apoio: Lucas Lobo | ESMAM
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 2129-6640 | 6608
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.