Visita realizada no último dia 13/2 ao setor de tecnologia da Escola Superior da Magistratura promoveu troca de experiências e pode resultar em parceiras futuras entre as duas escolas.
Manaus (AM) - Servidores da Escola Governar, órgão vinculado ao Executivo amazonense, realizaram uma visita técnica à Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), recentemente, para estreitar as relações entre as duas instituições e trocar experiências, principalmente na área de ensino a distância (EaD).
De acordo com o gerente de Diagnóstico e Planejamento de Secretaria Estadual de Administração (Sead), André Luiz Nogueira de Souza, a Escola Governar está planejando disponibilizar capacitação em EaD e procura parceiros que possuem este know-how, como é o caso da Esmam, que já disponibiliza essa ferramenta no desenvolvimento de seus cursos e atividades. Ainda conforme André Luiz, a intenção é buscar o aprimoramento da ‘Governar’ e atender os servidores públicos do Estado, incluindo os das autarquias estaduais.
Além do gerente, o assessor de Tecnologia da Informação da Sead Simon Derzi também participou da visita técnica.
O analista de sistemas da Esmam Roceli Lima, que recebeu a equipe da Sead, explicou o funcionamento dos projetos da escola e também apresentou o Moodle, a plataforma de apoio à aprendizagem utilizada pela Escola da Magistratura e executada no ambiente virtual. “O principal objetivo da visita foi conhecer novas tecnologias, novos recursos e fazer esse intercâmbio de conhecimento entre as duas escolas”, disse Roceli Lima, que também é professor-doutor em Informática na Educação. Ainda durante a visita, foi identificada uma funcionalidade do Moodleque chamou atenção dos servidores da Sead - a forma que a escola utiliza para fazer a verificação da autenticidade dos certificados, algo que a ‘Governar’ não possui e que pretende implantar no seu sistema.
Governar
A Escola Governar foi criada pelo Poder Executivo do Amazonas em 2018 para promover a capacitação dos servidores públicos estaduais. A previsão é que as atividades deste ano comecem em março.
Atualmente, segundo o gerente de Diagnóstico e Planejamento de Secretaria Estadual de Administração (Sead), André Luiz Nogueira de Souza, a escola conta com uma equipe de dez pessoas que têm a missão de promover a formação e o desenvolvimento das competências do servidor público, buscando a excelência no exercício da gestão pública do Amazonas.
A Escola Superior da Magistratura foi uma das escolhidas para servir como inspiração na área tecnológica e no sistema de aperfeiçoamento dos servidores. “A intenção é adquirir experiências com as práticas adotadas com a plataforma de ensino, já que hoje a ‘Governar’ está se aprimorando na área de EaD”, continuou André Luiz.
O calendário da ‘Governar’ já tem atividades programadas com ensino a distância, como o curso de Brigada de Incêndio, que utiliza a parte teórica em EaD e prática presencial.
Texto: Lucas Lobo | ESMAM
Edição de Texto: Acyane do Valle | ESMAM
Fotos: Acyane do Valle | ESMAM
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 2129-6640 | 6608
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.