As mulheres são bem participativas em todos os eventos promovidos pela escola, que presta uma homenagem pela passagem do Dia Internacional da Mulher - 8 de março.
Manaus (AM) - A participação da mulher nos cursos, seminários, palestras, congressos e workshops realizados pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) é sempre bem significativa e em vários eventos já representa mais da metade do público inscrito nesses eventos.
É o caso do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual, destinado a servidores e magistrados do Poder Judiciário amazonense e que terá início no próximo dia 18 de março, em Manaus. Foram 30 mulheres inscritas - mais da metade do público que participará deste curso. As aulas serão presenciais, acontecendo por módulos semanais, no horário de 14h30 às 18h30 e, eventualmente, aos sábados das 8h30 às 18h30. O mesmo aconteceu com o XIV Curso Preparatório à Carreira da Magistratura, também oferecido pela Esmam.
Para a Aula Magna 2019, no próximo dia 11, na qual o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Mauro Campbell Marques irá proferir palestra sobre a “Judicialização da Saúde na Visão dos Tribunais Superiores”, já são mais de 100 mulheres inscritas (até 9h desta sexta) – são magistradas, servidoras do Judiciário, advogadas, acadêmicas, professoras, assistentes sociais, administradoras, médicas, procuradoras, promotoras de Justiça e defensoras públicas. A aula será às 10h, no auditório do centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, prédio anexo à sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no bairro do Aleixo, zona Centro-Sul da capital. E esse tema vem sendo cada vez mais debatido por juristas brasileiros, principalmente devido a um protagonismo que o Judiciário vem exercendo na efetivação da prestação de serviços de saúde em todo o País.
“As mulheres são muito aplicadas, participativas, procuram interagir nas palestras e contribuem muito para o enriquecimento dos debates”, comentou o diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas, desembargador Flávio Pascarelli, ressaltando a homenagem da Esmam neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. “A história mostra que, por muito tempo, a mulher foi excluída do espaço público. Essa exclusão feminina pode ser claramente percebida nas pinturas mais antigas, com a mulher retratada fora da ação, geralmente ‘sentada à sua janela ou sob a lâmpada’. Isso já mudou e as mulheres estão agindo, construindo o próprio destino. Participam da vida, decidem na política e são protagonistas de momentos fundamentais da humanidade”, acrescentou Pascarelli, rendendo homenagens às mulheres.
“Seu papel é decisivo. A nossa escola, por exemplo, conta com oito mulheres na secretaria desenvolvendo funções administrativas e pedagógicas e temos alcançado resultados muito positivos. Só temos a agradecer e parabenizar a todas por contribuir para o engrandecimento da Escola da Magistratura do Amazonas”, completou Pascarelli.
Texto: Acyane do Valle | ESMAM
Fotos: Arquivo | ESMAM
Arte: Cláudio Cavalcante | ESMAM
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 2129-6640 | 6608
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.