As aulas de dois cursos de pós-graduação foram iniciadas nesta segunda-feira (18/3), nas dependências da escola.
Manaus (AM) - Os participantes dos dois Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Constitucional e Direito Processual, promovidos pela Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), órgão da Corte Estadual de Justiça (TJAM), consideraram importante essa iniciativa para o aperfeiçoamento contínuo de
servidores e magistrados. Na segunda-feira (18/3), primeiro dia das duas especializações, eles destacaram que os conhecimentos adquiridos em sala de aula serão
aplicados no desenvolvimento de suas atividades profissionais.
“É preciso ressaltar a iniciativa da Escola da Magistratura e do Tribunal de Justiça em promover os cursos de pós-graduação para servidores e magistrados. Essa especialização vai ajudar na qualificação diária do nosso trabalho. Vamos poder utilizar os ensinamentos da sala de aula na nossa prática cotidiana e acredito que isso será muito proveitoso”, afirmou o servidor Fábio Tavares Amorim, assessor jurídico do gabinete da desembargadora Joana Meirelles, que está na turma de Direito
Constitucional.
Formada em Administração, a servidora Carlene Brandão da Silva, da mesma turma que Fábio, destacou a importância do aprimoramento contínuo. “O profissional precisa se dedicar ao aprendizado contínuo, aprimorando as suas habilidades e aprendendo novas competências. É fundamental que se tenha essa visão, porque é isso o que a sociedade espera e o mercado de trabalho exige. Oferecer esse curso, aberto aos servidores com qualquer graduação, também foi muito importante e uma maneira de incentivar profissionais de outras áreas a buscar esse aperfeiçoamento”, comentou.
Josias Gadelha, que atua na 2ª Unidade de Processamento Judicial (UPJ), no Fórum Ministro Henoch Reis – bairro de São Francisco, zona Sul de Manaus -, é um dos alunos do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Processual. Ao portal da Esmam enfatizou os resultados que espera alcançar com esse curso. “Eu espero aprofundar meus conhecimentos em relação ao Direito Processual e também aplicar o que vou aprender na minha atividade diária e no atendimento ao jurisdicionado. Trata-se de uma especialização muito importante”, comentou.
Em torno de cem servidores e magistrados estão participando dos dois cursos de pós-graduação, cujas aulas foram iniciadas no último dia 18, nas dependências da escola. “Estamos muito felizes em ver as salas cheias de alunos e o interesse de cada um pelos dois cursos. Superou as expectativas. A Escola da Magistratura é uma marca muito forte e isso fez com que a procura fosse bastante alta”, enfatizou o juiz de Direito Cássio Borges, coordenador dos Cursos de Pós-Graduação (Especialização, Mestrado, Doutorado e Preparatório) da Esmam.
Primeira turma
A “pós” em Direito Constitucional é a primeira oferecida pela Esmam. Para o professor do módulo 1 (Teoria Geral do Estado), Paulo Henrique Gurjão da Silva, participar desta primeira turma é uma alegria e privilégio. “É uma alegria fazer parte desta história e o que me cabe, neste primeiro módulo, é falar sobre a Teoria Geral do Estado, enquanto disciplina síntese que reúne conhecimentos de Filosofia e Sociologia do Direito para abordar o Estado em seus aspectos mais variados”, explicou o professor, que é assessor jurídico do Tribunal de Justiça do Amazonas e pós-graduado em Direito Público pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
Paulo Gurjão salientou ainda que até sexta-feira será discutida a origem do conceito de sociedade e as instituições e sistemas políticos, avaliando se estes estão funcionando, abordando também a relação entre as teorias contratualistas e a sociedade. “É difícil estabelecer uma única teoria para explicar a sociedade política como vivemos, mas a ideia é abordar uma gama de informações que sirvam de instrumento para os alunos discutirem em um nível mais profundado”, acrescentou Gurjão, que atua ainda como professor de Direito Constitucional em preparatórios para concursos públicos.
Processual
A juíza de Direito Naira Norte está ministrando o primeiro módulo da “pós” em Direito Processual - o segundo nessa área oferecido pela escola -, trata dos Princípios Processuais. “Ao longo da semana, iremos bordar os princípios envolvidos no processo, iniciando pelos princípios constitucionais e também abordaremos os princípios dos processos civil, penal, trabalhista e administrativo. O estudo e o conhecimento dos princípios pelo operador do Direito se mostram de fundamental importância porque ferramenta aquele operador a desempenhar a sua atuação profissional de maneira mais eficaz”, completou.
Juíza de Direito desde 1998, Naira Norte é atualmente titular da 4ª Vara Cível da Comarca de Manaus, mestre em Direito Ambiental pela UEA, doutoranda em Administração Interdisciplinar com Direito pela Universidade de São Paulo (USP); a magistrada tem pós-graduação em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e docência em Ensino Superior, também pela UFRJ.
Texto: Acyane do Valle | ESMAM
Fotos: Lucas Lobo | ESMAM e Chico Batata | TJAM
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 2129-6640 | 6608
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.