A homenagem aconteceu na noite da última sexta-feira (24/5), véspera do Dia da Indústria, no Clube do Trabalhador-Sesi.
Manaus (AM) - O diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), desembargador Flávio Pascarelli, recebeu na última sexta-feira (24/5) a Medalha da Ordem do Mérito Industrial Moyses Israel, a mais alta honraria concedida pela indústria local, em reconhecimento ao trabalho realizado enquanto esteve à frente do Tribunal de Justiça do Amazonas (biênio 2016/2018) e por sua contribuição para a formação e aperfeiçoamento do operador do Direito no Estado, enquanto professor e diretor da Esmam.
A homenagem foi prestada pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e Centro da Indústria do Amazonas (Cieam), durante a comemoração do Prêmio Industrial 2019, no Salão de Festas do Sesi - Clube do Trabalhador, localizado na bairro São José 1, zona Leste de Manaus. Na ocasião também foram homenageados Roberto Graziano, escolhido Industrial do Ano; Schubert Pinto Júnior, Microindustrial do Ano; e Recofarma Indústria do Amazonas Ltda, escolhida Exportadora do Ano 2018.
Em seu discurso, o desembargador Flávio Pascarelli afirmou ter ficado emocionado ao ser comunicado da homenagem. “Emocionado porque a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, conferida por esta casa, carrega um nome de extrema relevância a este Estado, um grande ícone empresarial, Moyses Benarrós Israel, membro fundador da Fieam, conselheiro e testemunha privilegiada da própria história da Federação das Indústrias. Um estudioso dedicado e pesquisador cuidadoso que acumulava uma grande bagagem de conhecimento sobre a nossa Amazônia”, declarou.
Pascarelli ressaltou que Moyses Israel era um visionário e grande incentivador do desenvolvimento social do Amazonas, principalmente através da educação. “A sua preocupação com a educação é um exemplo a ser seguido, cujo legado impactou fortemente na melhoria do ensino superior deste Estado”, afirmou o magistrado, lembrando que, na década de 90, Moyses Israel fez a doação de áreas `a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e também à Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e, posteriormente, possibilitou a chegada do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), em 2008.
“Moyses Israel vislumbrava que seria por meio do investimento em educação que este Estado poderia avançar econômica e socialmente. E é neste exato ponto em que me sinto lisonjeado em receber uma medalha que leva o seu nome e tomo o seu exemplo de vida como ensinamento. Ao se investir em educação e na melhoria contínua da formação do cidadão, estaremos efetivamente impactando em todos os segmentos – na indústria, comércio, na saúde, Justiça, enfim, cumprindo o papel que esta Federação sempre buscou: o desenvolvimento”, declarou Flávio Pascarelli, durante seu discurso.
O presidente da Fieam, Antônio Silva, destacou o desafio enfrentado por todos os homenageados. "Esta solenidade celebra as pessoas e empresas que sonham, firmam metas e contribuem para o desenvolvimento do Estado e do Brasil", disse.
Evento
Na solenidade estavam presentes os desembargadores Graça Figueiredo e João Simões, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM); os juízes Flávio Henrique Albuquerque de Freitas, Cezar Luiz Bandiera e Celso Souza de Paula, todos da Corte Estadual de Justiça; o desembargador do Trabalho Audaliphal Hildebrando da Silva, diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região; o desembargador do Trabalho e vice-presidente do TRT11, José Dantas Góes; o ouvidor-geral do Tribunal de Contas do Amazonas, conselheiro Érico Xavier Desterro;
Também prestigiaram a comemoração do Prêmio Industrial 2019: o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto; Alfredo de Menezes Júnior, superintendente da Zona Franca de Manaus; o presidente do Cieam, Wilson Périco; Ralph Assayag, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus; Ataliba David Antonio Filho, titular da Associação Comercial do Amazonas; Aderson Santos da Frota, presidente da Federação do Comércio do Amazonas; vereador Diego Roberto Afonso, corregedor da Câmara Municipal de Manaus; brigadeiro-do-ar Maurício Carvalho Sampaio, comandante da Ala 8; vice-almirante Paulo César Lopes, comandante do 9º Distrito Naval; o comandante militar da Amazônia, general-de-Exército César Augusto de Souza; os deputados federais Marcelo Ramos, José Ricardo e Bosco Saraiva; além da deputada estadual Alessandra Campelo e de Ricardo Alvarez Miranda, presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Amazonas.
Leia outra reportagem a respeito desse assunto publicada em nosso portal !
Texto: Acyane do Valle
Fotos: Chico Batata | TJAM
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 2129-6640 | 6608
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.