O evento reúne também servidores de vários municípios do interior do Estado, na sede do TCE.
Manaus (AM) - A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (ECP/TCE-AM) deu início oficialmente ao ano letivo de 2019 com a palestra do professor doutor e historiador Leandro Karnal. A aula magna ocorreu no dia 24/4, às 14h, no auditório do TCE, com a presença de várias autoridades, servidores da Corte de Contas, jurisdicionados das esferas estadual e municipal e membros da sociedade civil, totalizando mais de 500 inscritos.
Na abertura do evento, a presidente do TCE-AM, conselheira Yara Lins dos Santos, parabenizou o conselheiro Ari Moutinho Júnior, coordenador da ECP, pela organização do evento. “Ter um palestrante como o professor Leandro Karnal para falar sobre ética só vem a contribuir não só para os servidores do Tribunal como também para a sociedade em geral. A conscientização da ética no serviço público é de grande importância na vida de todos”, ressaltou a conselheira.
Em sua palestra - “Ética no Serviço Público”, o professor Leandro Karnal destacou as origens históricas da corrupção e a importância do TCE na manutenção do patrimônio público.
“O Brasil tem uma dificuldade histórica de separar o público do privado, dada à colonização que tivemos. O Tribunal de Contas é uma instituição que surgiu como reação à falta de transparência, para zelar pelo patrimônio público”, afirmou Karnal. Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), o professor, além de palestrante, escreveu diversos livros sobre filosofia, história social e religião.
O coordenador da ECP, conselheiro Ari Moutinho Júnior, agradeceu a presença de vários membros da sociedade civil. “A população amazonense sempre teve uma grande parceria com o TCE, reconhecendo nosso valor social, fiscalizador e principalmente preventivo”.
O vídeo da palestra de Leandro Karnal pode ser visto na página oficial do TCE, no Instagram e Facebook da instituição.
Quinta-feira
O evento prosseguiu com um ciclo de palestras durante todo o dia. Pela manhã, de 8h às 9h30, o ex-secretário municipal de Finanças, Ulisses Tapajós, fez uma exposição sobre a “Educação Financeira para Servidores Públicos”. Na sequência, a secretária de Controle Externo do TCU no Amazonas, Lúcia Magalhães, abordou “A Relevância da Regularidade das PC’s”. Por volta de 11h, o procurador de contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça palestrou sobre “Controle da Administração Pública na visão do Ministério Público de Contas”.
Na parte da tarde, os temas debatidos envolveram a “Sustentabilidade Fiscal do Estado do Amazonas”, o “IEGM”, o “Plano Nacional de Educação” e a “Admissão de Pessoal”, palestrados, respectivamente, pelos servidores do TCE Brian Bremgartner, Alessandro Bezerra, Julio Alan Viana e Holga Naito.
Evento interno
Paralelo ao ciclo de palestras no auditório, os servidores do TCE também participaram de evento interno de formação com as coaches Tatiana Pacheco e Vivian Wolff. A intenção é trabalhar uma jornada de desenvolvimento profissional e autoconhecimento baseada em filosofia e práticas da inteligência emocional, com ferramentas cognitivas e comportamentais do coaching e conteúdos baseados em pesquisas científicas com técnicas em liderança, psicologia positiva e neurociências.
Pensando em trazer uma nova abordagem aos cursos ministrados pela ECP-AM, coordenador-geral da ECP-AM, conselheiro Ari Moutinho Júnior, está desenvolvendo um programa, junto à equipe da ECP, de coaching para liderar, com olhar voltado para o desenvolvimento das potencialidades de cada servidor dentro de seu ambiente de trabalho o que irá servir para aplicar em todas as áreas pessoais.
O programa vai desenvolver oito temas: autorresponsabilidade, valores, talentos, foco, gestão de prioridades, inteligência emocional, resiliência e planejamento.
Com informações do TCE-AM
Fotos: Ana Cláudia Jatahy | TCE-AM
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 2129-6640 | 6608
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.