A previsão é que o próximo curso seja promovido no mês de julho. A participação é gratuita.
Manaus (AM) – Vinte e quatro alunos participaram dos dois primeiros dias do Curso Básico de Mediação Judicial, promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos do Tribunal de Justiça do Amazonas (Nupemec/TJAM), na Escola Superior da Magistratura (Esmam). As primeiras aulas foram
realizadas nos dias 30 e 31 de maio e continuarão nos dias 6, 7 e 14 deste mês de junho. No total, serão 40 horas/aula com atividades presenciais e online.
O objetivo é formar servidores do Poder Judiciário e profissionais de outras áreas, a partir de uma orientação pedagógica, para treinamentos em conciliação e mediação judicial. De acordo com o juiz de Direito Gildo Alves de Carvalho Filho, coordenador do Nupemec e também um dos instrutores do curso, é fundamental a necessidade de formar mediadores e conciliadores. “Intensificar essa política da formação de mediadores e conciliadores para trabalhar tanto na estrutura que o tribunal já possui, quanto nos projetos de implantação de novos centros judiciários, é fundamental, sobretudo em relação aos cartórios extrajudiciais, em razão de um provimento do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que autoriza a mediação também pelos cartórios”, ressaltou o juiz.
Caelisson Lima de Andrade e Andrea Basílio Coelho Viana, os outros dois instrutores do curso de Mediação Judicial, destacaram a participação da turma. “A interação dos alunos com o conteúdo que nós estamos trazendo demonstra o quanto é importante essa experiência para a realidade que eles vivem no ambiente de trabalho”, disse Caelisson.
“A nossa expectativa realmente foi satisfeita no sentido do interesse pelo tema, pela vontade de desconstruir alguns conceitos e construir novos, que sejam mais cooperativos e que podem realmente trazer um resultado de pacificação, inclusive relacionada à cultura de paz, que é a nossa função de instrutor, plantar a semente”, complementou Andrea Basílio.
Curso
O curso foi dividido em cinco dias e obedece aos requisitos do conteúdo programático estabelecido pela Resolução nº 125/2010, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que trata das diretrizes curriculares dos cursos de mediação. Segundo a coordenação do Nupemec, os participantes são servidores da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM), da Polícia Civil, Delegacia do Consumidor, advogados, chefes e tabeliãs de cartório extrajudicial e servidores do TJAM.
A participação no curso é gratuita. Esta é a terceira edição da atividade somente este ano. O próximo curso está previsto para o mês de julho e os interessados em participar dessa turma podem enviar um e-mail para o Nupemec: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3303-5028 | 5029.
Texto: Lucas Lobo | ESMAM
Edição de Texto: Acyane do Valle | ESMAM
Fotos: Lucas Lobo |ESMAM
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 2129-6640 | 6608
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.