11 de Agosto - Dia do Magistrado
Manaus (AM) - A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM) e a Associação dos Magistrados do Amazonas (Amazon) prestaram uma homenagem a todos os magistrados no último dia 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Magistrado e também o Dia do Advogado.
O ex-coordenador de Cursos da Esmam e atual integrante do Conselho Editorial da Revista Acadêmica da escola, juiz de Direito Paulo Feitoza, lembrou que o dia 11 de agosto marca a data de criação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil – em Olinda (PE) e São Paulo (SP), há mais de 190 anos -, e destacou a relevância do papel desempenhado por magistrados e advogados, inclusive para o fortalecimento da democracia brasileira.
As duas primeiras Faculdades de Direito brasileiras foram instituídas ainda por Dom Pedro I: a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo; e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco. De acordo com o site do Tribunal Regional do Trabalho – 17ª Região, tão logo se tornou independente de Portugal, o Brasil identificou a necessidade de estabelecimento do ensino do Direito no País. “Dessa forma, em 1823, um projeto de lei determinou a criação das duas universidades. Mas, somente quatro anos depois, seria aprovada a lei de criação das mesmas”.
Dessas instituições, saíram grandes nomes, como Castro Alves, Gonçalves Dias, Joaquim Nabuco e Tobias Barreto, dentre outros.
Ao lado, as homenagens desenvolvidas pela ESMAM e AMAZON aos magistrados brasileiros! Parabéns também a todos os advogados.
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 2129-6640 | 6608
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.