
Na modalidade online (autoinstrucional, com aulas gravadas pelos professores e disponíveis na área do aluno no portal da ESMAM), com carga horária de 50 horas-aula, a Escola Superior da Magistratura do Amazonas – ESMAM, promoverá o curso “Enfrentamento ao crime organizado no Brasil”, a partir do dia 27 de abril de 2026.
Segundo o secretário-geral da Esmam, professor doutor João Paulo Jacob, o curso tem como objetivo promover o aperfeiçoamento do conhecimento técnico e científico de profissionais com atuação relacionada ao enfrentamento às organizações criminosas.
“Enfrentar as organizações criminosas é um dos grandes desafios do judiciário brasileiro, inclusive os grupos que atuam a partir das prisões, tais como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV), e este curso autoinstrucional se propõe a instrumentalizar os magistrados para esse desafio, por meio da análise crítica a respeito da gênese, de seus aspectos sociais, econômicos, jurídicos e institucionais, em constante diálogo sobre os instrumentos legais e processuais aplicáveis e da integração com os demais órgãos do sistema de justiça e com o campo da segurança pública”.
“O curso busca fortalecer a efetividade da resposta ao crime organizado, assegurando os direitos e garantias fundamentais, a eficiência na gestão processual e a observância do Estado Democrático de Direito”, finalizou Jacob.
Docentes
Bruno Paes Manso - Economista (USP), jornalista (PUC-SP), Doutor em Ciências Políticas (USP), pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência (USP), autor dos livros: A Guerra - ascensão do PCC e o mundo do crime no Brasil (em coautoria com Camila Nunes Dias; A República das Milícias - dos esquadrões da morte à era Bolsonaro; a Fé e o Fuzil - crime e religião no Brasil do século XXI.
Marcelo Semer - Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e escritor. Mestre em Direito Penal e Doutor em Criminologia, ambos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Autor de Sentenciado Tráfico. O papel dos Juízes no grande encarceramento; Princípios Penais no Estado Democrático de Direito; Os paradoxos da Justiça. Judiciário e Política no Brasil.
Marcelo Pimentel de Oliveira - Assessor Especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública - MJSP.
Walter Nunes da Silva Junior - Graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado interinstitucional entre as Universidades Federais do Rio Grande do Norte e de Pernambuco, com área de concentração em Processo Penal. Desembargador Federal do Tribunal.
Mônica Pinto Leimgruber - Doutora em Psicologia. Psicóloga e bacharel em Direito. Concursada Policial Penal na área de Assistência e Perícia da Agência Estadual do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul (AGEPEN/MS). Tem experiência na área de Psicologia jurídica e clínica (abordagem cognitiva-comportamental), atuando em avaliação psicológica, assistência técnica e laudos.
As inscrições podem ser feitas no site da ESMAM, pelo link https://esmam.tjam.jus.br/moodle_esmam/
Texto: Ramiro Neto
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Arte: Guilherme Pantoja
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Contato: (92) 98807-6760 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.