
A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) participou do evento “Entre Rios e Florestas”, realizado nos dias 19 e 20 de março, no município de Santarém. A iniciativa reuniu magistrados e especialistas para debater temas relacionados à justiça ambiental e climática no contexto amazônico.
Representando a instituição, o diretor da Escola, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, esteve presente na solenidade de abertura, reforçando o compromisso da Esmam com a promoção do diálogo sobre sustentabilidade e atuação jurisdicional na região.
A programação contou, ainda, com a participação da magistrada Juliana Arrais Mousinho, que integrou painel sobre o tratamento adequado de conflitos socioambientais e justiça restaurativa. Também participaram das discussões os magistrados Michael Matos de Araújo e a juíza federal Mara Elisa Andrade, em painel voltado aos compromissos da Justiça com o bioma amazônico, com ênfase na efetividade das ações ambientais e climáticas.
Como resultado dos debates, o evento foi encerrado com a assinatura da Carta de Santarém, documento que consolida compromissos institucionais em prol da proteção da Amazônia e do fortalecimento de práticas jurisdicionais sustentáveis.
A participação da Esmam na iniciativa reafirma o papel da instituição na formação e no engajamento de magistrados em temas estratégicos para a região amazônica, especialmente no que diz respeito à preservação ambiental e à promoção da justiça climática.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Texto: Rebeca Artiagas
Supervisão e edição: Ramiro Neto
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
Fotos: Esmam
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Contato: (92) 98807-6760 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.