Editora Esmam promoveu tarde de autógrafos, 7/11, sexta-feira, às 14h, de três importantes obras: “Apontamentos de Filosofia Política e Constitucional” e “Dossiê Magistratura e pesquisa científica”, ambas de edição própria, e “Justiça entre Mundos”, da Editora Tirant. O lançamento ocorreu no auditório do Centro Administrativo Des. José de Jesus Ferreira Lopes – anexo do Tjam.
Durante o evento, a deputada federal de MG, Célia Xakriabá, doutora em Antropologia e mestra em Desenvolvimento Sustentável pela UFMG, que escreveu o prefácio de uma das obras lançadas – “Justiça entre mundos: os desafios dos direitos dos povos indígenas no Brasil”, proferiu palestra sobre este tema. A apresentação da deputada Célia Xakriabá foi feita pela influenciadora digital e ativista da causa indígena Isabelle Adriana Nogueira Dias, autora do posfácio do mesmo livro.
O diretor da Esmam, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, em seu discurso de abertura, declarou: “Estamos reunidos não apenas para lançar livros, mas para celebrar ideias. Em contos e caminhos, cada uma dessas obras nasceu do desejo comum de pensar a justiça, não com abstração, mas com experiência viva, humana e amazônica. A Editora Esmam tem sido, nesse sentido, um verdadeiro instrumento de transformação. Ela não é apenas uma casa editorial, é uma casa de pensamento, um espaço onde a magistratura, a academia e a sociedade se encontram para dialogar sobre o que somos e sobre o que podemos ser como operadores do direito e cidadãos. Os livros que apresentamos hoje refletem essa pluralidade, falam de povos e culturas, de filosofia e constituição, de ciência e magistratura”.
Segundo o secretário-geral de Esmam, Dr. João Paulo Jacob, a Editora Esmam vem construindo parcerias importantes com diversas instituições acadêmicas e literárias, propiciando lançar obras de importância substancial para o Direito, não só local, mas de relevância nacional.
“Mais uma vez, a Esmam demonstra a sua importância para o cenário jurídico local, lançando livros de pesquisadores do direito, mostrando a importância da interface entre o direito e a pesquisa acadêmica, entre a magistratura e a pesquisa acadêmica; tanto é assim que um livro é fruto dos artigos de uma disciplina de mestrado, em que os magistrados são os alunos, junto com a UnB. O outro é fruto do resultado de um evento que trabalhou sobre a magistratura e a pesquisa científica e um terceiro livro, “Justiça Entre Mundos”, que aborda uma temática muito importante com pesquisadores do Brasil inteiro, falando sobre a importância dos direitos dos povos originários no contexto atual”, concluiu Jacob.
Texto: Ramiro Neto
Foto: Marcus Phillipe
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.









