A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) realizou, nesta sexta-feira (31/10), o a fase semifinal do “VII Júri Simulado - Procurador de Justiça João Bosco Sá Valente”. No primeiro embate entre a Ufam e Boas Novas, os alunos da instituição federal sagraram-se vitoriosos. Na parte da tarde a equipe da UEA conquistou a segunda vaga de semifinalista, ganhando o embate com a Uniniltonlins. As duas instituições vitoriosas competirão pelo primeiro e segundo lugares na tarde do dia 4 de novembro, terça-feira. Terceiro e quarto lugares serão conhecidos na manhã do mesmo dia.
Álvaro de Sousa Aranha, acadêmico do 8º período do curso de Direito da Universidade Federal do Amazonas-Ufam, falou da emoção de conquistar uma vaga na final do evento.
“A respeito do júri de hoje, nós encontramos uma equipe muito técnica e muito potente na sua sustentação, mas a UFAM vem cada vez mais evoluindo, principalmente pelos estudos na oficina do Júri Simulado, Nasser Abrahim Nasser Netto, que forma novos tribunos com renome e vão se aprimorando, buscando cada vez mais técnicas, e acima de tudo, convencer, emocionar, porque júri é vida, Direito é vida. Então, o júri de hoje demonstra que essa é uma realidade, não é apenas um simulado. Estamos na preparação, no caminho correto para galgar o caminho que o Direito nos permite. Estamos muito felizes hoje com esse júri e com esse embate que foi fenomenal”, concluiu Aranha.
Jória Calini do Rego Martiniano, da equipe da UEA, declarou ao final da disputa que levou a instituição estadual à final do evento: “bom, chegar numa final já é um sentimento muito gratificante. Nós nos esforçamos muito para estarmos aqui, caímos nesse terceiro júri num polo muito desfavorável, mas demos o nosso melhor e estamos muito confiantes para a final, uma final bastante esperada, UEA e Ufam. Estamos animados e vamos nos preparar bastante, com certeza, para apresentar um alto grau técnico aqui na final”.
A juíza Maria da Graça Cardoso, que presidiu o embate da manhã, se declarou uma entusiasta do Juri Simulado.
“O evento foi fantástico. É sempre muito gratificante poder contribuir aqui com os eventos, os cursos da ESMAM. E, nesse caso em específico, como eu tive a oportunidade de falar logo no início, é um projeto que, ao mesmo tempo que fomenta o aprendizado, aproxima a academia da realidade forense em um procedimento, o Tribunal do Júri, que é marcado por ser um dos momentos de participação efetiva do cidadão no Estado Democrático de Direito, em que a decisão de casos de altíssima complexidade, crimes dolosos contra a vida, são colocadas nas mãos de cidadãos. Então, eu acho que vale a pena cada vez mais fomentar eventos dessa natureza e fico muito feliz em participar sempre”.
Texto: Ramiro Neto
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
Fotos: Ramiro Neto, Harlem Ferreira e Michely Rathge
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 98807-6760



