Na manhã da última quinta-feira, 31 de outubro, a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM) realizou o encerramento do “Projeto Gerações”, com o apoio da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUNATI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/AM).
O evento contou com a palestra “Direitos e Deveres da Pessoa Idosa”, ministrada pelo juiz Rosberg de Souza Crozara.
Criado em 2023, o projeto tem como objetivo promover a interação entre pessoas acima de 60 anos e o Tribunal de Justiça do Amazonas, assegurando um acesso mais humanizado ao conhecimento sobre suas funções, atividades, órgãos e, principalmente, sobre os direitos e deveres da pessoa idosa.
O juiz agradeceu à ESMAM pelo convite e destacou a relevância da iniciativa: “Primeiramente, agradeço à Esmam pelo convite e pela oportunidade de falar à geração da melhor idade, desmistificando a imagem do Poder Judiciário e da magistratura. Muitos ainda veem os juízes como figuras distantes, e o projeto permite aproximar, trocar experiências e esclarecer direitos de forma acessível e acolhedora, desejo a iniciativa êxito em sua continuidade para 2026’’, declarou.
A educadora social do envelhecimento da Funati, Helena Nascimento, expressou seu carinho e admiração pelo projeto.
“É muito gratificante participar de mais um ano do Projeto Gerações. Muitos idosos puderam conhecer o Museu do Judiciário do Amazonas (Mujam), já que grande parte nunca havia tido essa oportunidade. Também é bonito ver o envolvimento dos participantes no Senac, pois vários não tinham familiaridade com o uso do computador e se encantam com o aprendizado. Fico muito feliz em fazer parte desse projeto e espero que venham muitas outras edições”, afirmou.
O gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/AM), Golberi Santos, ressaltou: “é uma grande satisfação encerrar mais um ciclo do Projeto Gerações, reafirmando o compromisso do Senac com a educação, a inclusão e o respeito à pessoa idosa.”
A aluna da Funati e participante assídua do projeto, Maria Aldmides Costa da Cruz, de 72 anos, compartilhou sua emoção.
“Esse projeto é um presente que ganhamos o ano inteiro. Que pena que precisa de um intervalo, mas voltaremos em 2026 bastante animados para os próximos tours”, disse.
Já Ana Júlia, de 60 anos, que participou pela primeira vez, declarou: “amei participar, foi uma experiência maravilhosa. Se Deus quiser, quero participar mais vezes em 2026. Eventos assim são muito importantes para que a gente adquira conhecimento, independentemente da idade.”
Durante o evento, a servidora Kátia Navegante foi homenageada pelos 37 anos de dedicação ao Tribunal de Justiça do Amazonas. Atualmente lotada na assessoria da ESMAM, Kátia iniciou sua trajetória profissional no primeiro prédio da Justiça do Amazonas, onde hoje funciona o Palácio da Justiça. Reconhecida pelo comprometimento e pela paixão pelo que faz, sua trajetória é marcada pelo exemplo de dedicação e amor à Justiça, inspirando colegas e servidores por onde passa.
Por fim, o servidor da ESMAM, Andress Cavalcanti, responsável pela coordenação do projeto, destacou: “Em nome da Escola Superior da Magistratura do Amazonas, quero dizer que é uma enorme alegria para nós coordenar o Projeto Gerações. Cada edição nos enche de satisfação, porque vemos de perto o quanto essa iniciativa promove momentos de convivência, de troca e de afeto entre os nossos idosos e os membros do Tribunal", finalizou o servidor.
Rebeca Artiagas - sob supervisão e edição de Ramiro Neto
Fotos: Marcus Phillipe
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.




