A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM) realizou, na manhã desta quinta-feira, 09/10, uma reunião institucional com o diretor desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes e representantes do Núcleo de Parcerias Institucionais (NUPI) da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A iniciativa faz parte do Projeto “ESMAM nas Escolas”, que promove ações de aproximação entre o Poder Judiciário e a comunidade escolar, fortalecendo o diálogo e a formação cidadã de estudantes da rede pública de ensino.
Também esteve presente o diretor da Escola Superior de Advocacia (ESA), da OAB/AM, Carlos Alberto de Morais, que participou do encontro para avaliar a possibilidade de uma nova parceria entre a ESA e a Semed.
Durante a reunião, o desembargador Flávio Pascarelli destacou a relevância do diálogo com os representantes da Secretaria Municipal de Educação e os planos de expansão das ações conjuntas. Segundo ele, o encontro reforça uma parceria já consolidada e abre caminho para novas iniciativas.
“Essa reunião foi importante para alinharmos novas parcerias com a Semed, além dos projetos já existentes, como o ESMAM nas Escolas. É uma colaboração de extremo sucesso que pretendemos ampliar, alcançando mais estudantes, inclusive das comunidades ribeirinhas. Esta foi apenas a primeira de outras conversas que virão, e nossa expectativa é avançar muito no próximo ano”, afirmou Pascarelli.
Para o representante do Núcleo de Parcerias Institucionais (NUPI) da Semed, Ricardo Simões, o encontro representou uma oportunidade de fortalecer vínculos e planejar novas ações conjuntas.
“Temos uma parceria firmada com o Tribunal de Justiça e com a ESMAM, por meio do projeto ESMAM nas Escolas, uma iniciativa exitosa que tem trazido resultados extraordinários. Viemos reforçar esse vínculo e discutir a ampliação do projeto para o próximo ano, com novos temas e maior alcance entre os alunos.
Nesta reunião, inclusive, convidamos o desembargador para levar a ação também à zona ribeirinha, o que será muito significativo para os nossos estudantes”, explicou Simões.
Desde o início da parceria, em 2024, o projeto já alcançou cerca de 2 mil alunos da rede municipal de ensino, com média de 100 estudantes por palestra, demonstrando o impacto positivo desta iniciativa.
Rebeca Artiagas - sob supervisão e edição de Ramiro Neto
Foto: Marcus Phillipe
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones: (92) 98807-6760