A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) promoveu, na última sexta-feira (26/09), mais uma edição do "Projeto Esmam nas Escolas”, com a palestra “O Estatuto da Criança e do Adolescente”, com alunos da Escola Municipal Abílio Alencar, situada na Rodovia AM 010, KM35 e conduzida pela juíza Áurea Lina Gomes Araújo, titular da 9.ª Vara da Família. O evento foi realizado na DDZ Rural, situada na Avenida Torquato tapajós, 1009, zona Norte de Manaus.
No decorrer da atividade, realizada de maneira didática e participativa, crianças e adolescentes tiveram contato com seus direitos e responsabilidades por meio de diálogo descontraído, materiais audiovisuais e um momento para sanar dúvidas com a magistrada.
Os participantes também receberam orientações sobre infrações, implicações legais e a relevância de se prevenirem contra situações de abuso e crimes de natureza sexual. Nesse contexto, a juíza destacou a importância dessa iniciativa e parabenizou a ação da Esmam: “Estou honrada por ter sido convidada pela Esmam para palestrar sobre um assunto tão importante que é o ECA. Aproveito para parabenizar esse projeto maravilhoso, que vai até o aluno, vai até as escolas e traz as informações que eles tanto precisam ter sobre seus deveres e direitos. A Esmam está de parabéns; tenho certeza de que esse projeto vai frutificar muito’’, disse a magistrada.
O coordenador do Núcleo de Parcerias Institucionais da Semed, Ricardo Simões, declarou sua satisfação com as ações da Escola da Magistratura nas instituições de ensino: “A Esmam vem realizando um trabalho pedagógico muito rico e significativo. A interação da juíza com os alunos demonstrou ser eficaz, consolidando a aprendizagem de forma significativa’’, afirmou.
Tamilton Azevedo, gestor da Escola Municipal Abílio Alencar, expressou a gratidão pela visita da Esmam: “Quero expressar minha gratidão por estarmos participando hoje da palestra sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, uma importante ação do Tribunal de Justiça do Amazonas. Esse projeto tem abraçado as escolas e apresentado o Estatuto às nossas crianças e adolescentes, permitindo que conheçam melhor seus direitos e também seus deveres’’, declarou.
No encerramento da atividade, os alunos comentaram o que acharam do projeto. Emily Safira, do 8.º ano, disse: “Gostaria de agradecer à Escola por ter trazido esse projeto até nós. Foi muito importante contar com a presença da juíza, que explicou de forma clara, na palestra, o quanto é essencial conhecermos nossos direitos’’, contou.
Já Edgar Silva, também do 8.º ano, comentou “Eu gostei dessa palestra; aprendi muita coisa que não sabia’’.
Rebeca Artiagas - sob supervisão e edição de Ramiro Neto
Fotos: Chico Batata
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones: (92) 98807-6760