A Escola Superior da Magistratura do Amazonas ESMAM, em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade FUNATI/UEA e o Tribunal de Justiça do Amazonas, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC/AM e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, promoveu, na manhã desta quinta-feira, dia 11/09, mais uma edição do Projeto “Gerações”, proporcionando uma nova oportunidade de interação entre a comunidade – neste caso, pessoas com 60 anos ou mais.
O grupo, composto por alunos da FUNATI e participantes do Centro de Integração Social Gerando Vidas, iniciou a manhã recebendo noções e conhecimentos básicos de computação, sistemas operacionais (Windows/Microsoft) e comunicação.
A atividade, promovida em parceria com o SENAC-AM, teve como objetivo familiarizar os participantes com o uso das tecnologias, incentivando a inclusão social e digital como meio de exercício dos seus direitos.
Em seguida, os participantes foram conduzidos ao Museu do Judiciário do Amazonas (Mujam), localizado no antigo prédio histórico do Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, no centro de Manaus. Lá, participaram de uma palestra ministrada pela juíza Naia Yamamura, titular da 3ª Vara da Comarca de Itaquatiara, que abordou sobre o Estatuto da Pessoa Idosa, destacando os direitos da população idosa e orientações sobre como recorrer à Justiça quando necessário.
“O Projeto Gerações” tem se mostrado muito importante para levar à população idosa o conhecimento dos seus direitos, trazendo algumas explicações práticas, situações do dia a dia em que eles visualizam quais medidas podem ser tomadas, quais direitos foram violados e, principalmente, para que saibam em quais instituições buscar ajuda, seja civil, administrativa ou criminal. Por exemplo, as medidas protetivas quanto aos idosos para que seja restaurada sua dignidade”, declarou.
A educadora social do Envelhecimento da FUNATI, Helena Nascimento, que está em parceria com a ESMAM desde 2023, elogiou o projeto e disse como isso impacta positivamente na vida dos idosos.
“Esse projeto tem sido maravilhoso, a ESMAM mandou bem, meus sinceros parabéns, pois, através do Portas Abertas, os idosos têm a oportunidade de conhecer seus direitos e, além disso, adquirir noções básicas de como utilizar a internet, gerando interação entre o idoso e seus demais familiares por meio dos aparelhos digitais”, falou.
O gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, Golberi Santos, também admitiu sua satisfação com a parceria que compõe o projeto.
“É muito gratificante fazer parte do Gerações. Uma das missões do SENAC é educar, de forma inclusiva, e com a iniciativa do Portas Abertas conseguimos agregar as pessoas da melhor idade e proporcionar a elas o aprendizado”, disse.
Duas idosas que participaram pela primeira vez do circuito do projeto demonstraram alegria e realização por vivenciarem essa experiência.
A senhora Shirley Ventura, de 59 anos, falou: “A experiência foi maravilhosa, é a primeira vez que eu estou vindo a um projeto, e estou achando maravilhosa a oportunidade de acessar conhecimentos, tanto na parte da informática quanto dos meus direitos como cidadã. Conhecimento nunca é demais, principalmente com 60 anos ou mais.”
Para Eliane Machado, de 62 anos, se manter ativa e participativa em projetos como esse lhe devolveu a alegria de viver. “Projetos como o Gerações fazem eu me sentir renovada. Voltei a ter vontade de viver. Aqui encontrei amizade, alegria e aprendizado. Aprendi sobre meus direitos como pessoa idosa e também informática básica, coisas que eu nunca imaginei que aprenderia nessa idade. Me sinto mais segura, mais ativa e feliz. Sou muito grata a todos que fazem esse projeto com tanto carinho por nós, da melhor idade. Muito obrigada!”
Rebeca Artiagas - sob supervisão e edição de Ramiro Neto
Fotos: Arquivo Esmam
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.