A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) promoveu, na última sexta-feira (29/08), mais uma edição do Projeto Esmam nas Escolas, com a palestra O Estatuto da Criança e do Adolescente, conduzida pelo juiz Marcelo Cruz. O evento foi realizado na Escola Antônia Borges de Sá, localizada na Avenida Grande Circular, Zona Leste de Manaus.
Durante a apresentação, conduzida de forma expositiva e interativa, os adolescentes conheceram seus direitos e deveres por meio de uma conversa informal, vídeos educativos e um espaço para esclarecimento de dúvidas com o magistrado.
Os alunos também foram orientados sobre atos infracionais, consequências legais e a importância de se protegerem contra abusos e crimes sexuais e segundo o juiz Marcelo Cruz, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, o intuito da iniciativa da Esmam é aproximar o Judiciário e criar vínculos com os alunos.
“Essa ação é muito importante, pois afasta a ideia de que o Judiciário é um poder fechado, hermético e distante. Através de projetos como este, criamos vínculo com os jovens e mostramos como eles devem se proteger, além de reafirmar suas obrigações e deveres na escola e na sociedade”, declarou.
O coordenador do Núcleo de Parcerias Institucionais da Semed, Ricardo Simões, ressaltou os benefícios da parceria entre a secretaria e a Escola da Magistratura.
“Para nós, a parceria com a Esmam é uma experiência exitosa, ou seja, temos tido grandes benefícios através das palestras. Esse trabalho desperta a consciência dos nossos alunos para seus direitos e deveres, para uma consciência cidadã, reconhecendo que a educação e o direito caminham juntos. É uma experiência que só tende a crescer, evoluir e se aprimorar”, disse.
Uma das pedagogas da escola, Sônia Maria Rodrigues, afirmou que espera que a palestra contribua positivamente na formação dos alunos.
“Eu gostei muito da visita da Esmam e espero que tudo o que foi falado aqui gere uma semente no coração de cada aluno, para que tenham mais respeito com todos os membros da escola”, declarou.
No encerramento da atividade, os educandos manifestaram suas impressões sobre os assuntos tratados na palestra.
Ana Paula Ferreira, de 16 anos, do 9º ano, disse: “Achei a palestra muito interessante, pois foi explicado sobre a idade de consentimento, como identificar o abuso e também sobre atos infracionais. Espero que essa ação retorne, pois é a primeira vez que assisto a uma palestra dessa importância.”
Já Wendrel Bentes Soares, de 14 anos, também do 9º ano, contou: “Eu achei essa palestra muito importante, porque pude entender o que de fato é o Estatuto da Criança e do Adolescente, que atos não devo cometer e como me defender de situações de abuso”.
Rebeca Artiagas - sob supervisão e edição de Ramiro Neto
Foto:Chico Batata
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.