A Escola Superior da Magistratura do Amazonas – ESMAM recebeu, na manhã desta terça-feira, 05/08, alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Nilton Lins, pelo projeto “TJAM de Portas Abertas - Conhecendo o Poder Judiciário Amazonense.”
Destinado aos acadêmicos de Direito das Instituições de Ensino Superior do Amazonas que estejam cursando os três primeiros períodos, o projeto tem como finalidade apresentar os ambientes e os papéis do Poder Judiciário, proporcionando aos estudantes a experiência de acompanhar, na prática, o funcionamento da Justiça.
Dessa vez, o projeto se estendeu também aos alunos do último ano do ensino médio, que tiveram a oportunidade de conhecer o ambiente jurídico.
A abertura do evento contou com a apresentação do Tribunal de Justiça e da ESMAM, realizada pelo gerente acadêmico da Esmam, Andress Cavalcanti, juntamente com a secretária de Controladoria Prévia, Miriam Falcão, os quais apresentaram um pouco da trajetória da Escola como forma de aproximar os estudantes do meio judiciário.
De acordo com Miriam Falcão, essa interação com estudantes do ensino médio possibilita uma nova visão para os jovens que em breve iniciarão suas carreiras profissionais.
“Esses jovens estão em uma fase decisiva da vida, sobre sua trajetória e carreira profissional. Hoje, eles tiveram a oportunidade de se aproximar e conhecer o funcionamento do Poder Judiciário e as possibilidades de atuação dentro da área do Direito. Assim, contribuímos de alguma forma nessa etapa da vida, de escolha de carreira”, disse.
Além disso, os alunos visitaram o gabinete do Desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, diretor da ESMAM, que compartilhou com eles sua trajetória no Direito, aspectos do sistema de justiça, explicou como se tornar juiz e os critérios exigidos.
“Trazer alunos do ensino médio para a Escola da Magistratura foi uma novidade que me pareceu muito positiva. Tivemos interações interessantes, muitos alunos fizeram boas perguntas e acredito que todos estejam satisfeitos. Espero ter contribuído positivamente para auxiliar os jovens estudantes na escolha de sua carreira profissional”, declarou desembargador Pascarelli.
A professora Blanche Miranda Maracaípe, especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Nilton Lins, que acompanhou os discentes, destacou a importância dessa iniciativa na formação dos colegiais.
“Estar aqui hoje foi super acolhedor e interessante. Essa experiência irá fazer uma diferença marcante na vida desses jovens, pois aqui eles tiveram a oportunidade de conhecer o mundo jurídico na prática, nessa vivência. Isso é muito importante para que eles tenham noções básicas de aprendizado”, falou.
Após o encerramento da atividade, os educandos comentaram o que acharam desse primeiro contato com o Tribunal de Justiça.
Gloria Roberta Nunes, do 3º ano, disse: “Eu gostei da palestra, achei bem interessante como o assunto foi abordado, explicado de maneira didática e tranquila. Eu não sabia nada sobre o meio judiciário e gostei bastante dessa experiência.”
Daniela Chagas falou: “Foi muito legal conhecer o Tribunal de Justiça e as pessoas que trabalham aqui também. Aprendi muita coisa que não sabia e ainda ganhei prêmios no sorteio”.
Texto: Rebeca Artiagas sob orientação e edição de Ramiro Neto
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fotos: Arquivo Esmam
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.