A Escola Superior da Magistratura do Amazonas – ESMAM, em parceria com a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade – FUNATI/UEA e o Tribunal de Justiça do Amazonas, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC/AM e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, promoveu, na manhã desta quinta-feira, dia 25/07, mais uma edição do Projeto “Gerações”, proporcionando uma nova oportunidade de interação entre a comunidade – neste caso, pessoas com 60 anos ou mais.
O grupo, composto por alunos da Funati e participantes do Centro de Integração Social Gerando Vidas, iniciou a manhã recebendo noções e conhecimentos básicos de computação, sistemas operacionais (Windows/Microsoft) e comunicação.
A atividade, promovida em parceria com o Senac-AM, teve como objetivo familiarizar os participantes com o uso das tecnologias, incentivando a inclusão social e digital como meio de exercício dos seus direitos.
Em seguida, os participantes foram conduzidos ao Museu do Judiciário do Amazonas (Mujam), localizado no antigo prédio histórico do Palácio da Justiça, na avenida Eduardo Ribeiro, no centro de Manaus.
Lá, participaram de uma palestra ministrada pelo juiz Edson Rosas, que abordou o Estatuto da Pessoa Idosa, destacando os direitos da população idosa e orientações sobre como recorrer à Justiça, quando necessário.
A educadora social do envelhecimento da Funati, Helena Nascimento, elogiou o projeto Gerações e seus benefícios diretos para os idosos:
“O Projeto Gerações é sensacional, pois traz benefícios às pessoas idosas, que têm a oportunidade de interagir com o Tribunal de Justiça, além de aprenderem noções básicas de computação. Todos gostam muito. Espero que o Gerações continue por muitos anos ainda”, declarou.
O gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, Golberi Santos, também comentou a respeito da parceria: “é uma grande honra para a equipe do Senac estar aqui com a equipe da Esmam e da Funati. Eu, particularmente, acho uma parceria muito boa. Apoiamos totalmente iniciativas como essa, que acolhem as pessoas da melhor idade”, disse.
A senhora Eliana Maria Leitão Silva, de 71 anos, beneficiada pelo projeto, afirmou que a iniciativa é essencial para a proteção dos idosos contra a violência: “acho esse projeto muito importante, porque é comum idosos sofrerem violência e não saberem como reagir. Graças ao Gerações, temos essa visão de como recorrer, então é de grande ajuda. Uma iniciativa maravilhosa.”
Para Marco Justiniano, de 60 anos, recém-chegado à melhor idade, teve sua primeira experiência com o projeto e compartilhou sua opinião: “foi uma experiência gratificante, porque tive a oportunidade de entender como o Judiciário defende os idosos, trazendo informações sobre direitos e deveres, e, assim, promovendo a consciência de onde e como buscar ajuda em casos de violência – seja física, psicológica ou financeira. Enfim, foi uma experiência muito boa e um grande aprendizado.
Texto: Rebeca Artiagas sob orientação e edição de Ramiro Neto
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fotos: Chico Batata
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.