O diretor da Escola Superior da Magistratura do Amazonas-Esmam, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, participou na última segunda-feira, 17/03, da cerimônia de posse do advogado amazonense José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral, como presidente reeleito do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), para a gestão 2025-2028, em Brasília. Simonetti destacou que sua recondução ao cargo reflete a força da entidade quando atua em torno de um propósito comum.
“A força da nossa união, que me reconduziu à presidência da OAB já tem surtido efeito positivo”, afirmou. Ele ainda celebrou conquistas já obtidas neste início de mandato e reafirmou o compromisso da instituição com a advocacia e o Estado Democrático de Direito.
Presente ao evento, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou a grandeza e a dimensão da OAB, reafirmando o compromisso do governo federal com os valores que, segundo ele, a entidade representa: a democracia, a justiça e os direitos humanos. “A vocês que assumem a nobre função de liderar esta instituição, desejo sabedoria, coragem e determinação para seguir defendendo os valores que nos unem como brasileiros”, disse.Lula afirmou que, neste momento de reconstrução democrática, a OAB tem a missão de apontar caminhos para um país mais justo, soberano e igualitário. “Precisamos unir forças para enfrentar os desafios nacionais, como o aprimoramento de um Sistema de Justiça, a defesa da democracia e da soberania constitucional”, conclamou.
Entre as autoridades que participaram da solenidade de posse, estiveram o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso; o ministro do STF Dias Toffoli; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o governador do Amazonas, Wilson Lima; o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre; o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin; o vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Maurício Godinho Delgado; o vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Jorge Oliveira; o advogado-geral da União, Jorge Messias; os membros honorários vitalícios da OAB Nabor Bulhões, Claudio Lamachia, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, Cezar Britto, Roberto Busato; a Medalha Rui Barbosa Cléa Carpi; o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Jaime Cardeal Spengler; e o presidente do Movimento de Defesa da Democracia (MDA), Rodrigo Jorge de Moraes.
Também prestigiaram a solenidade presidentes de seccionais da OAB, ex-conselheiros federais, magistrados, parlamentares, procuradores, entre outras autoridades e convidados.Segundo mandato.
Reeleito em 31 de janeiro, Alberto Simonetti está em seu segundo mandato como presidente da OAB Nacional. A chapa “OAB de Portas Abertas”, que dá continuidade à gestão anterior, recebeu 100% dos 81 votos válidos e comandará a entidade até 2028. Simonetti é o primeiro presidente reeleito da Ordem desde a redemocratização do Brasil.
Além de Simonetti, a diretoria da OAB Nacional do triênio 2025-2028 é composta pelo vice-presidente Felipe Sarmento; pela secretária-geral, Rose Morais; pela secretária-geral adjunta, Christina Cordeiro; e pelo diretor tesoureiro, Délio Lins e Silva Júnior.
Ramiro Neto
Fonte: site da OAB Nacional
Fotos: Raul Spinassé / site da OAB Nacional
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini de Oliveira
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefones | (92) 2129-6640 | 6608 | (92) 98807-6760
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.