A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM), encerrou na última sexta-feira, dia 29 de novembro, o projeto “Esmam nas Escolas”, com a palestra “Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, proferida pelo gerente acadêmico da Esmam Andress Cavalcanti. O evento foi realizado no Centro Integrado Municipal de Educação Josefina Rosa de Mattos, no bairro Jorge Teixeira III e contou com a participação de 148 alunos.
Lançado em 2023, o projeto “Esmam nas Escolas” teve como objetivo aproximar o Poder Judiciário de estudantes da rede pública e privada, tanto da capital quanto do interior do Estado, abordando temas fundamentais como direitos humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, Cidadania, Participação Popular e combate à violência de gênero, entre outros.
O intuito é promover uma convivência social mais consciente entre os jovens, destacando o papel do Poder Judiciário. O projeto busca fortalecer a compreensão dos adolescentes sobre seus direitos e deveres, contribuindo para a prevenção de conflitos e a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.
Em 2024, o projeto teve 19 edições na capital e 8 no interior, abrangendo os municípios de Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Presidente Figueiredo, Parintins e Rio Preto da Eva.
O servidor da Esmam, Andress Cavalcanti, coordenador do projeto, afirmou: “O projeto Esmam nas Escolas foi idealizado pelo desembargador Flávio Pascarelli, com o objetivo de aproximar e ensinar os jovens sobre o Poder Judiciário, seus direitos e deveres, e a importância da cidadania. Ter a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento dos jovens é maravilhoso. Considero esse projeto um dos mais importantes, pois impacta diretamente a educação e por meio dessa iniciativa, buscamos formar cidadãos mais conscientes, responsáveis e preparados para construir uma sociedade melhor”.
Coordenador do núcleo de parcerias institucionais da SEMED, Ricardo Simões, ressalta a relevância do projeto “Esmam nas Escolas” aos alunos
Ricardo Simões, coordenador do núcleo de parcerias institucionais da Semed enalteceu os resultados alcançados pelo “Projeto Esmam nas Escola“: Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para destacar a relevância e o impacto positivo desta ação, que tem se consolidado como uma prática bem-sucedida e um exemplo de colaboração entre instituições em prol da educação. A nossa parceria tem sido fundamental para levar conhecimento e cidadania às escolas, os resultados alcançados até o momento são extremamente significativos, refletindo diretamente na qualidade da educação oferecida e no fortalecimento da rede municipal de ensino”.
“Reafirmamos nosso compromisso com a continuidade desse trabalho, pois acreditamos que ele não apenas enriquece a formação acadêmica e cidadã dos estudantes, mas também contribui para a construção de uma sociedade mais consciente. Em nome de todos os envolvidos, expressamos nossa gratidão e nosso desejo de que essa parceria se fortaleça ainda mais no futuro”, disse Simões.
O chefe do Distrito da Zona Leste da Secretaria Municipal de Educação, Daniel Laborda, destacou que o projeto simboliza um grande avanço para a educação no Estado, com grandes transformações no ambiente escolar.
“Gostaríamos de enaltecer e expressar nossa mais profunda gratidão ao desembargador Flávio Pascarelli, cuja dedicação aos jovens estudantes é inspiradora. Reafirmamos que nossas escolas estarão sempre à disposição do Tribunal, reconhecendo o valor e o impacto positivo dessa colaboração. Vivemos um momento crucial na abordagem de temas como os direitos e deveres das crianças, e essa parceria tem se mostrado essencial para ampliar o conhecimento e impulsionar o desenvolvimento de nossos alunos”.
“Esse trabalho tem refletido diretamente em uma educação mais consciente e transformadora. Expresso aqui nosso sincero agradecimento por essa iniciativa conjunta, que tanto contribui para o fortalecimento e a valorização de nossa comunidade escolar”, afirmou Daniel.
Lucia Cleia Duarte Aquino, gestora do CIME Josefina Rosa de Mattos, relatou: “Gostaria de agradecer imensamente à ESMAM e ao desembargador Flávio Pascarelli pela parceria. Essa colaboração é fundamental para nós e para a nossa comunidade. Observamos que o evento é mais do que uma palestra, é uma verdadeira troca de conhecimentos entre alunos, professores e membros do Poder Judiciário. Muito obrigada a todos pelo apoio e que retornem mais vezes”.
A estudante do 9° ano, Ana Letícia de Araújo Girardi, comentou logo após o término da palestra. “Acredito que o projeto sobre o conhecimento do ECA é extremamente importante para os alunos, pois ajuda a entender nossos direitos. Acho que iniciativas como essa deveriam ser cada vez mais presentes nas escolas. Além disso, a forma como a comunicação foi desenvolvida contribuiu muito para o nosso aprendizado. Isso elevou nosso conhecimento e aprofundou o que já sabemos no nosso cotidiano”.
Andrya Trindade Vieira, aluna do 8° ano, declarou: “Eu gostei bastante da palestra. Acho que é muito boa para a escola, pois aprendemos muito com esses momentos. Fiquei satisfeita com os assuntos que foram debatidos aqui, com os profissionais que conversaram com a gente, inclusive, espero que venham de novo”.
O aluno Daniel de Souza Miranda, do 9° ano, comentou sobre os assuntos abordados durante a palestra. “Achei esse projeto muito importante, principalmente por falarem sobre o ECA, sobre cidadania e direitos fundamentais. É muito importante aprender a respeitar os mais velhos, os adultos e, acima de tudo, a respeitar a todos ao nosso redor. Gostei bastante e aprendi muito. Seria ótimo se acontecesse mais atividades como essa, pois ajudam no desenvolvimento das pessoas e das crianças”, finalizou Daniel Miranda.
O projeto “Esmam nas Escolas” conclui mais um ciclo com a convicção de que contribuiu de forma impactante para a formação cidadã dos jovens do Amazonas.
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Sabrina Fernandes com supervisão e edição de Ramiro Neto
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
Foto: Marcus Phillipe
Ramiro Neto
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