A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM), na manhã desta última quinta-feira, dia 07 de novembro, realizou a entrega do prêmio ao primeiro colocado no “1º Concurso Cultural Esmam nas Escolas”, no município de Rio Preto da Eva, a 138 quilômetros de Manaus. O evento contou com a participação do juiz de direito Saulo Góes Pinto, titular da Comarca de Rio Preto da Eva/AM.
O concurso foi direcionado a adolescentes que participaram das palestras do projeto “ESMAM nas escolas”, realizado em escolas públicas municipais e estaduais, assim como em instituições privadas do Estado do Amazonas. O objetivo foi incentivar a expressão artística e literária dos estudantes, promovendo uma reflexão aprofundada sobre os temas abordados ao longo do projeto.
As demais colocações foram premiadas no dia 5 de novembro. Todos os vencedores receberam uma medalha e um diploma em reconhecimento à participação no projeto, além de um prêmio em dinheiro ou outros brindes como forma de incentivo e estímulo.
De acordo com o magistrado: “É com grande satisfação que a ESMAM encerra, neste ano, o projeto Esmam nas Escolas com a entrega da premiação. Temos a felicidade de anunciar que a primeira colocação foi conquistada pela comarca de Rio Preto da Eva, o que é motivo de grande orgulho para todos nós. Além do trabalho significativo realizado na capital, tivemos a oportunidade de levar debates essenciais às escolas do interior do Estado”.
“Nós abordamos temas de grande relevância social, como violência doméstica, de gênero, o Estatuto da Criança e do Adolescente. Independentemente da colocação, sentimos a satisfação de estar cumprindo a missão de instruir crianças e adolescentes, preparando-os com ferramentas jurídicas e sociais para enfrentar o futuro. Essa é uma das grandes missões da ESMAM, e ficamos imensamente orgulhosos por ter concluído mais um ano com êxito”, comentou Saulo Góes.
O gerente acadêmico da ESMAM e coordenador do projeto, Andress Cavalcanti, afirmou que o concurso representa o sucesso do projeto Esmam nas Escolas, idealizado pelo desembargador Flávio Pascarelli. "Todas as edições foram bem-sucedidas, tanto na capital quanto no interior. Ver uma aluna da rede municipal do Amazonas conquistar o primeiro lugar nos enche de orgulho, pois confirma a relevância e o impacto positivo do trabalho que realizamos."
“Do primeiro ao sexto lugar, cada resultado comprova que este projeto deu frutos e superou as expectativas. A dedicação de cada membro da equipe foi essencial para o sucesso e acreditamos que, sob a continuidade da gestão do desembargador Flávio Pascarelli, o projeto será expandido e aprimorado, trazendo benefícios duradouros para a ESMAM, para o Tribunal de Justiça e para toda a sociedade amazonense”, comentou Andress.
Elizete Fonseca, diretora da Escola Estadual Raimundo Paz, relatou: “Estamos muito felizes com o resultado e a participação de nossa aluna neste concurso, cujo objetivo é estimular nos estudantes o engajamento com os temas relevantes do município, do Estado e do país. Recebemos essa notícia com grande satisfação e esperamos continuar contando com o apoio da magistratura e do fórum. Esses concursos são de grande importância para todos nós”, disse a gestora.
A professora Júlia, da disciplina Língua Portuguesa da Escola Raimundo Paz, disse que é gratificante participar de um concurso promovido pela Escola Superior da Magistratura. “Tivemos como vencedora a nossa querida aluna Elaine, uma estudante muito aplicada, dedicada aos estudos e extremamente criativa. Foi muito gratificante ver seu talento reconhecido com este prêmio. Ficamos encantados em saber que, através da educação, podemos formar futuros profissionais, como todos nós, e temos certeza de que o sucesso de Elaine será garantido. Meus agradecimentos a todos os envolvidos nesse projeto tão maravilhoso”.
A mãe da vencedora, Rosete Lima Rodrigues, expressou sua alegria e satisfação com a colocação que sua filha alcançou no concurso cultural realizado pelo poder judiciário. “Recebi essa notícia com uma enorme felicidade. Sou professora da educação e já fico muito feliz quando um aluno se destaca na área. Imagine, então, o orgulho de ver isso acontecer com meu próprio filho! É uma alegria indescritível, difícil de colocar em palavras, só tenho a agradecer por essa oportunidade”, disse a genitora.
Elaine Vitória Costa, estudante da Escola Raimundo Paz, que conquistou o primeiro lugar da premiação na categoria de desenho, compartilhou sua alegria com a oportunidade de participar do concurso: "Fiquei muito feliz com essa oportunidade e decidi participar. Logo em seguida, busquei inspiração e comecei a pesquisar imagens no Google. Foi então que me deparei com a história de uma mulher que sofreu agressões, o que me levou a escolher o tema da violência de gênero para o meu trabalho”.
“Na criação, usei café, tinta e maquiagem para dar um aspecto mais realista aos machucados e às manchas que imaginei. Dei um formato geométrico ao rosto, com um nariz triangular e um rosto ovalado, e coloquei no olhar dela uma expressão triste, refletindo a dor de quem passa por essas situações. Fiquei ansiosa esses meses, esperando o resultado e agora recebi este prêmio com muita alegria, deixo meu agradecimento a todos", disse Elaine.
A Escola da Magistratura agradece a todas as instituições que colaboraram para a realização deste projeto. Vale destacar que o 1° Concurso Cultural ESMAM nas Escolas desempenha um papel fundamental na educação de crianças e jovens, promovendo conscientização e reflexão por meio da arte e do conhecimento.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sabrina Fernandes com supervisão e edição de Ramiro Neto
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
Foto: Marcus Phillipe
Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 98807-6760