Na manhã desta última terça-feira, 05 de novembro, a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM) realizou a entrega das premiações do “1º Concurso Cultural Esmam nas Escolas”, voltado para adolescentes que participaram das palestras deste projeto. Ao todo foram entregues cinco prêmios aos alunos de diversas instituições, o evento contou com a participação da juíza de direito Larissa Padilha Roriz, titular da 1ª Vara da Comarca de Iranduba.
A entrega do prêmio ao primeiro colocado do “1º Concurso Cultural Esmam nas Escolas” será realizada no dia 7 de novembro, no município de Rio Preto da Eva.
O concurso foi criado para incentivar a expressão artística e literária dos estudantes, promovendo uma reflexão sobre os temas abordados no projeto Esmam nas Escolas, dentre eles: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Direitos Fundamentais, Cidadania e Participação Popular e Violência de Gênero. Os alunos participaram em diversas categorias, incluindo Desenho, Ilustração, Poesia, Redação, Fotografia, Vídeo Curto, Música/Canção, Artesanato, História em Quadrinhos e Escultura.
Ao término do prazo de entrega, a equipe da ESMAM, em conjunto com a juíza Larissa Padilha, realizou a curadoria dos trabalhos e selecionou os seis melhores colocados no concurso.
De acordo com a magistrada: “Senti uma imensa felicidade com o resultado deste concurso cultural, que contou com a participação expressiva dos adolescentes nas escolas que receberam o projeto “ESMAM nas Escolas”. Sinto-me especialmente realizada, pois a maior parte das premiações veio justamente de uma escola onde tivemos a honra de inaugurar o projeto e na qual estive presente pessoalmente. No dia, discutimos temas como a violência de gênero e os direitos fundamentais. É muito gratificante perceber que os adolescentes estão cada vez mais conscientes sobre essas questões e nos sentimos profundamente honradas por testemunhar esse crescimento e engajamento”, comentou Larissa Padilha.
Amanda Mello, assessora pedagógica da Secretaria de Educação da Prefeitura de Manaus (SEMED), relatou que o projeto representa uma importante parceria entre a SEMED e ESMAM, que contribui para o enriquecimento do trabalho pedagógico de Manaus. “Nossa secretaria se sente extremamente honrada e feliz por ter proporcionado aos estudantes a oportunidade de participar desse evento. Eles assistiram às palestras, exploraram temas relevantes para sua formação e hoje é um dia especial, em que premiamos os alunos que conquistaram do segundo ao sexto lugar. Essa celebração nos enche de orgulho e alegria”.
O chefe da divisão de apoio à gestão escolar da SEMED, Luiz Oliveira, disse que é gratificante estar entre as seis escolas premiadas, especialmente por cinco delas pertencerem à rede municipal, pois demonstra que o trabalho está sendo bem realizado.
“A parceria com a ESMAM é muito valiosa, pois traz um impacto positivo para nossa sociedade, ver nossos jovens desenvolvendo habilidades e tornando-se cidadãos conscientes é motivo de grande orgulho para a SEMED. Hoje, celebramos as conquistas do segundo ao sexto lugar e reafirmamos nosso compromisso de expandir este projeto no próximo ano, beneficiando ainda mais escolas e alunos”.
Victor Magalhães, diretor da Escola Municipal Armando de Souza Mendes, relatou: “Primeiro, gostaria de destacar a importância da parceria entre a ESMAM e as escolas do Amazonas. Abrir as portas institucionais do judiciário para essa colaboração é fundamental, pois possibilita que as escolas tenham acesso a esse conhecimento tão relevante. Agradeço profundamente, especialmente porque fomos contemplados com três das seis premiações, o que representa metade das honrarias. Isso nos deixa muito felizes, pois mostra que o trabalho foi efetivo e trouxe resultados concretos. Estamos de portas abertas para recebê-los e fortalecer esse vínculo”, disse o gestor.
A gestora da Escola Municipal Ana Mota Braga, Jamiles Gomes Monteiro, ressaltou a importância de projetos que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. “É uma grande satisfação para nós, participar e contar com a parceria da ESMAM. Esse projeto nos permitiu ampliar discussões sobre o ECA, direitos fundamentais e o exercício da cidadania, temas essenciais para a formação dos jovens. Saber que as escolas municipais e estaduais foram contempladas em todas as categorias da premiação reflete o investimento na educação no Amazonas. Fico feliz por fazer parte disso e espero que venham outras oportunidades”.
Esther Vargas, estudante da Escola Armando Mendes, que conquistou o segundo lugar da premiação na categoria de quadrinho, expressou sua alegria com o resultado do concurso. "Estou muito contente por ter participado e por ter ficado em segundo lugar. Fico feliz também pelos outros dois alunos da escola que também foram premiados. O evento foi maravilhoso, desde a palestra até o resultado final. Só tenho a agradecer, pois tudo isso fez uma grande diferença na vida de todos nós que participamos do projeto", disse Esther.
Emily Sthepany, estudante da Escola Ana Braga, que conquistou o sexto lugar na categoria de poesia, ressaltou sua satisfação com o resultado. "Foi uma experiência incrível participar e fico feliz pelo meu desempenho. Agradeço pela oportunidade e por tudo o que aprendi no evento", concluiu Sthepany.
Confira os resultados:
- 1º Lugar: Elaine Vitória Rodrigues Costa, da Escola Estadual Raimundo Paz, Município de Rio Preto da Eva, com o tema "Violência de Gênero".
- 2º Lugar: Esther Vargas de Souza, da Escola Municipal Armando de Souza Mendes, com o tema "Direitos Fundamentais".
- 3º Lugar: Ana Beatriz Lima da Silva, da Escola Municipal Prof. Álvaro César de Carvalho, com o tema "Violência de Gênero".
- 4º Lugar: Yanne Cristina dos Santos Sarmento Prado, da Escola Municipal Armando de Souza Mendes, com o tema "Violência de Gênero".
- 5º Lugar: Davi Daniel Araújo Rocha, da Escola Municipal Armando de Souza Mendes, com o tema "Violência de Gênero".
- 6º Lugar: Emily Stephany de Souza Sena, da Escola Municipal Ana Mota Braga, com o tema "Violência de Gênero".
Todos os premiados receberam um diploma como símbolo da participação no projeto, além de uma quantia em dinheiro ou prêmios, como forma de estímulo e incentivo.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sabrina Fernandes com supervisão e edição de Ramiro Neto
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
Foto: Marcus Phillipe
Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 98807-6760