A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM) encerrou na última quarta-feira, dia 30 de outubro, o projeto “Portas Abertas”, com a palestra “Conhecendo o Poder Judiciário”, proferida pelo juiz Igor Caminha, titular da comarca de Alvarães. O evento contou a presença de 23 acadêmicos do curso de Direito, do Centro Universitário do Norte (Uninorte).
Lançado em 2023, o projeto "Portas Abertas" tem como objetivo apresentar e aproximar os estudantes de Direito de instituições públicas e privadas do Amazonas, apresentar o funcionamento do Poder Judiciário, proporcionando uma vivência prática em ambientes essenciais para sua formação acadêmica e profissional. A recepção positiva da comunidade jurídica e acadêmica levou a ESMAM a expandir a iniciativa para 2024 e 2025, com o objetivo de alcançar um público ainda maior. Em 2024, o projeto realizou 20 edições, incluindo sua primeira atividade no interior do Estado, a primeira edição foi realizada em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
De acordo com o juiz Igor Caminha: “Foi grande satisfação participar desta última edição do projeto “Portas Abertas”. Considero essa iniciativa excelente, pois oferece à comunidade jurídica, especialmente aos estudantes, a oportunidade de conhecer a estrutura do tribunal. Acredito que muitos de nós nunca tiveram essa chance, o que torna o projeto ainda mais relevante. Penso, inclusive, que deveríamos ampliá-lo para alcançar o maior número possível de alunos, os demais estudantes e a comunidade jurídica em geral. Essa é uma forma valiosa de aproximar o Judiciário de seu principal público, a população e os jurisdicionados, além de inspirar aqueles que, no futuro, poderão fazer parte de nossa Justiça”, disse o magistrado.
A acadêmica Jéssica Santos destacou a sua alegria por ter tido a oportunidade de participar da última edição do projeto. “Foi uma experiência inesquecível participar deste evento, especialmente por ser a última edição do ano, repleta de aprendizado. Recomendo a todos que participem sempre que possível, pois é uma oportunidade única de crescimento. O magistrado conduziu a palestra de forma exemplar, compartilhando experiências de forma enriquecedora, eu adorei do início ao fim”, relatou a estudante.
Andress Cavalcanti, servidor e coordenador do projeto, comentou sobre a proposta idealizada pelo desembargador Flávio Pascarelli e pelo Secretário-Executivo João Paulo, que visa aproximar a comunidade acadêmica do Judiciário. “A nossa iniciativa busca atender ao interesse de muitos estudantes que desejam seguir carreira na área, proporcionando uma visão prática de como funciona o sistema jurídico”.
Ainda conforme Andress: “O grande diferencial do projeto é que ele vai além da palestra. Após essa etapa, os alunos acompanham uma sessão das Câmaras Reunidas, realizam visitas técnicas aos Fóruns Henoch Reis e Euza de Vasconcellos, além de uma visita guiada ao Museu do Judiciário. Esse contato direto com os bastidores da Justiça transforma a visão dos jovens sobre a carreira e suas possibilidades, mostrando que, com dedicação e foco, qualquer objetivo pode ser alcançado”.
“Contribuir para essa mudança me traz uma profunda sensação de dever cumprido com a nossa sociedade, pois sei que estou, de alguma forma, colaborando com o desenvolvimento e aprendizado desses jovens”, finalizou o servidor.
O projeto “Portas Abertas” encerra mais um ciclo com a certeza de ter deixado uma marca significativa na formação dos futuros profissionais do Direito no Amazonas, fortalecendo os laços entre o Judiciário e a sociedade e inspirando jovens a trilhar o caminho da Justiça.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sabrina Fernandes com supervisão e edição de Ramiro Neto
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
Foto: Chico Batata
Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 98807-6760