A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), na manhã da última sexta-feira, dia 11 de outubro, realizou mais uma edição do projeto “Esmam nas Escolas”, na Escola Estadual Josué Cláudio de Souza, com a participação de 231 alunos.
No evento, a palestra abordou sobre “Violência de Gênero”, proferida pelo gerente acadêmico da Esmam, Andress Cavalcanti.
Na fala de Andress: “Tivemos um momento muito significativo ao discutir acerca da violência de gênero por meio do projeto ‘Esmam nas Escolas’. Essa iniciativa, que tem se mostrado transformadora, traz uma nova perspectiva para o ambiente escolar, abordando um tema que é urgente e muitas vezes negligenciado. O projeto se destaca por sua capacidade de engajar os alunos, promovendo um diálogo aberto e construtivo”, finalizou.
Segundo o servidor, “Falar sobre violência de gênero é crucial, pois isso não apenas educa, mas também fortalece os estudantes a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Ao abordar temas como a violência de gênero, estamos moldando uma nova geração que poderá desafiar preconceitos e construir um ambiente mais seguro e respeitoso para todos. Esse é um passo importante para a construção de um futuro onde a igualdade e o respeito prevaleçam”.
A professora de Química da Escola Estadual Josué Cláudio de Souza, Orlene, enfatizou: “Nós tivemos uma palestra magnífica sobre violência de gênero, um tema muito necessário que temos abordado com nossos alunos. Os estudantes tinham muitas dúvidas, e foi muito interessante vê-los esclarecendo essas questões com a equipe da Esmam. Na palestra, aprenderam a diferença entre os gêneros, além disso, compreenderam o que caracteriza a violência de gênero. Os alunos demonstraram grande interesse e apreciaram muito a abordagem do tema e a escola, por sua vez, ficou encantada com o projeto. Esperamos que iniciativas como essa continuem a contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária”, concluiu a docente.
O estudante Gabriel Rodrigues, do 3° ano do ensino médio, comentou. “Achei muito legal que a Esmam foi até a nossa escola para conversar com a gente, é ideal que tenhamos essas conversas, pois a violência de gênero acontece no nosso dia a dia. Nós estamos lutando para tentar diminuir essa problemática, pois alguns estudantes vêm de lares onde preconceitos são transmitidos de geração para geração, o que pode influenciar suas visões de mundo. Então, essa é uma iniciativa que contribui significativamente para a construção de uma sociedade melhor”, finalizou o aluno.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sabrina Fernandes com supervisão e edição de Ramiro Neto
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
Foto: Andress Cavalcanti
Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 98807-6760