Na manhã desta última quarta-feira, dia 02 de outubro, a Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam) realizou, em conjunto com a Universidade Nilton Lins, mais uma edição do projeto “Esmam de Portas Abertas”, com a palestra “Conhecendo o Poder Judiciário”, proferida pela juíza Julline Rosendy Rosa Neres, titular da 3ª Vara da comarca de Manacapuru. O evento contou com a presença de 29 acadêmicos do curso de Direito.
Na fala da juíza Julline: “Quero neste momento expressar minha imensa gratidão pela oportunidade de palestrar no projeto Esmam de Portas Abertas, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, promovido pela Escola da Magistratura. Foi uma experiência enriquecedora dialogar com os acadêmicos de Direito da Faculdade Nilton Lins sobre o papel do magistrado e a realidade de sua atuação. Vale ressaltar que a participação ativa do magistrado demonstra o comprometimento com a formação acadêmica e a futura atuação profissional”.
Ainda de acordo com a juíza: “Espero que as nossas discussões tenham proporcionado reflexões e contribuído para o desenvolvimento de uma visão crítica, realista e responsável sobre a justiça e o direito. Agradeço à diretoria da Esmam por promover essa iniciativa que aproxima o Poder Judiciário dos nossos jovens acadêmicos e futuros profissionais do direito", finalizou Rosendy.
O professor e coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Nilton Lins, Geraldo Francisco Gazos, enfatizou: “Nossos alunos tiveram a oportunidade de participar do evento Portas Abertas, oferecido pelo Tjam. Esse evento permitiu que eles conhecessem a formação do nosso Judiciário, desde sua estrutura inicial no Palácio da Justiça até as unidades atuais. Os alunos puderam aprender sobre a organização, os procedimentos e a estrutura do Judiciário. Além disso, participaram de palestras com autoridades do setor”.
Segundo o coordenador, “certamente este evento foi motivador para os alunos, agora eles estão mais preparados para exercer profissões dignas, seja como advogados ou em carreiras públicas, como juízes, promotores, defensores ou delegados. Foi um evento de magnitude extraordinária, que contribuiu positivamente para o fortalecimento do Direito em nosso Estado. Agradecemos a todos os envolvidos”, finalizou Geraldo.
O estudante do oitavo período do curso de Direito, André Silva da Cunha, relatou: “Participar desse evento foi uma experiência memorável, repleta de conhecimento. Recomendo que todos os alunos participem sempre que puderem, pelo menos uma vez, pois é uma oportunidade única de aprendizado. Os magistrados conduzem as palestras de forma impecável, proporcionando um compartilhamento de experiências que realmente enriquece, é um momento importante e valioso para todos”.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sabrina Fernandes com supervisão e edição de Ramiro Neto
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
Foto: Chico Batata
Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 98807-6760