A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (Esmam), na manhã desta última quarta-feira, dia 18 de setembro, realizou com a instituição de Ensino Superior do Centro Universitário Fametro mais uma edição do projeto “Portas Abertas”, com a palestra “Conhecendo o Poder Judiciário”, proferida pelo juiz Eliezer Fernandes, titular da Vara de Juizado da Infância e da Juventude Infracional.
De acordo com o juiz: “Gostaria de expressar minha gratidão à Esmam, pois me senti honrado em ter sido convidado para palestrar sobre minha trajetória no tribunal de Justiça do Amazonas, sobre esses 26 anos que atuo como magistrado. Foi evidente o interesse dos estudantes e acadêmicos do curso de Direito da Fametro em conhecer o Poder Judiciário. Nosso principal objetivo é promover essa troca de informações e conhecimentos, pois todos nós aprendemos com iniciativas como esta que vocês estão realizando. Esse projeto que a Esmam realiza é importantíssimo, levar os estudantes para conhecer o funcionamento da justiça, de forma prática, mostrando casos reais, é essencial, essa participação dos acadêmicos no Tribunal do Júri e audiências é muito valiosa. A prática é fundamental para a profissionalização e o aprendizado".
“Agradeço imensamente pelo convite e me coloco à disposição para futuras colaborações. Caso desejem, ofereço o Juizado da Infância e da Juventude para visitas, bem como a participação em julgamentos no Tribunal do Júri. Também estendo minha disponibilidade à Esmam para o que for necessário”, finalizou o magistrado.
Projeto “Portas Abertas”
O projeto “Esmam de Portas Abertas”, criado em 2023, tem como objetivo apresentar aos estudantes de Direito das Instituições de Ensino Superior do Amazonas as funções e ambientes do Poder Judiciário.
Destinado a acadêmicos de instituições públicas e privadas, o projeto oferece a oportunidade de acompanhar na prática o funcionamento da Justiça e de se familiarizar com os espaços fundamentais para suas formações acadêmica e profissional.
Entre as atividades oferecidas estão: palestra ministrada por um juiz do TJAM, participação em uma sessão das Câmaras Reunidas, visitas técnicas aos Fóruns Henoch Reis e Euza de Vasconcellos, além de visita guiada ao Museu do Judiciário. Vale ressaltar que em 2024, o projeto foi ampliado para incluir as instituições do interior do Estado e teve sua primeira edição no município de Rio Preto da Eva.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Sabrina Fernandes com supervisão e edição de Ramiro Neto
Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini
Foto: Marcus Phillipe
Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 98807-6760