Na manhã desta última terça-feira, dia 28 de agosto, a Escola Superior da Magistratura do Amazonas-Esmam, esteve no município de Manacapuru (a 93 quilômetros de Manaus), com mais uma edição do projeto “Esmam nas Escolas”, onde promoveu a palestra “Estatuto da Criança e do Adolescente”, proferida pelo juiz de Direito Cláudio Chaves, Juiz de Direito Titular da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas (VEMS-Execução).
De acordo com o juiz: “Eu acho essencial que o Tribunal de Justiça e a nossa escola da Magistratura estejam mais próximos da sociedade. E não há lugar melhor para isso do que as escolas, onde podemos dialogar com os jovens e contribuir no processo de formação deles. Por isso, nós buscamos trazer informações importantíssimas sobre o ECA, porque há muita desinformação, o que acaba prejudicando a aplicação da legislação. A verdade e o conhecimento, assim como a luz, tem um poder transformador, capaz de dissipar a escuridão da ignorância. Por isso, é fundamental que as pessoas compreendam o quanto a nossa legislação é avançada e como ela pode ser uma poderosa aliada na proteção dos direitos das crianças e adolescentes”.
“Vale ressaltar, que ainda enfrentamos desafios para sua plena implementação, nós ainda estamos longe de alcançar isso, mas apesar da distância, o Brasil já progrediu muito nos últimos 30 anos. E esse trabalho contínuo de esclarecimento e educação nos permitirá construir uma sociedade mais justa e equitativa para todos”, relatou Chaves.
William Ferreira Sabóia, Secretário Municipal de Educação e Cultura de Manacapuru, comentou sobre o evento: “A iniciativa da Esmam, liderada pelo desembargador Flávio Humberto Pascarelli, é extremamente valiosa para nós. Precisamos de mais ações como essa, pois ter um juiz como o doutor Cláudio Chaves, discutindo o ECA, é fundamental para ajudar os alunos a compreenderem seus direitos e deveres. Isso é de grande importância, porque quanto mais os alunos aprendem, quanto mais conhecimento essas crianças adquirem, mais fácil será para elas alcançarem seus objetivos e entenderem seu lugar no mundo. Elas perceberão o quanto são importantes para a sociedade, para suas famílias, para a escola e para o meio em que vivem”.
Ainda de acordo com o secretário “Foi uma grande satisfação poder acolher uma iniciativa como essa da Esmam. Como advogado, fiquei ainda mais feliz em ver que a magistratura está comprometida com o lado social e educacional, aspectos que consideramos essenciais. Espero que a Esmam consiga levar essa iniciativa aos 62 municípios, alcançando cada vez mais crianças que realmente precisam desse apoio” finalizou Sabóia.
A aluna do sexto ano, Débora Nicole, de 12 anos, declarou: “Eu gostei muito da palestra, porque o juiz deu vários ensinamentos, o que eu achei mais importante foi quando ele falou sobre confiança, que nós não devemos confiar em qualquer um, principalmente, nas pessoas que conhecemos pela internet”.
A estudante Flávia Vieira, de 11 anos, logo após o término da palestra nos deu o seu depoimento: “Eu gostei muito da palestra, fala sobre direito e deveres, abusos sexuais e sobre ato infracional. Gostei do evento, pois tivemos a oportunidade de participar e ganhar brindes, inclusive ganhei um brinde, gostei muito, sem contar que aprendi várias coisas novas que vou levar para minha casa”.
O aluno do sexto ano, Jonathan dos Santos, de 11 anos, disse: “O evento eu achei muito legal, porque nos ensinou sobre cuidados, alimentação saudável, abuso sexual, violência e muitas outras coisas. Espero que voltem mais vezes”.
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
#Paratodosverem: A imagem acima ilustra a matéria, sendo ela uma fotografia, a foto retrata a edição do projeto “Esmam nas Escolas”, que ocorreu no município de Manacapuru, nela estão os alunos que estavam sentados assistindo a palestra sobre o “Estatuto da Criança e do Adolescente”, ministrada pelo juiz Cláudio Chaves, que estava no palco conduzindo a palestra. Há também um grupo musical à esquerda.
Foto: Esmam
Ramiro Neto
NÚCLEO DE DIVULGAÇÃO DA ESMAM
Telefone: (92) 98807-6760Revisão gramatical: Eliza Maria Luchini